Em qualquer escritório de todos os segmentos é importante pensar na gestão de pessoas como prioridade, afinal, é essa gestão que irá identificar talentos, motivá-los e guiá-los para criação de uma cultura organizacional saudável e consequentemente auxiliar no desenvolvimento como um todo.
Nesse sentido, as empresas de advocacia não estão excluídas da necessidade de utilização desse recurso em seus escritórios. Afinal, são técnicas de gestão variadas e os recursos para executá-la são múltiplos e só trazem benefícios.
É através do gerenciamento dos funcionários que a empresa reconhece e valoriza os colaboradores, motivando-os diariamente e estabelecendo conexões capazes de melhorar o desempenho e a produtividade da equipe. Por isso, é imprescindível aos gestores o conhecimento dessas estratégias e saber como manuseá-las de maneira a alcançar os objetivos propostos.
Comunicação assertiva
Uma comunicação assertiva requer conhecimento claro e objetivo do que é desejado. No âmbito da corporação é preciso reconhecer as demandas e saber delegá-las com clareza aos responsáveis, bem como definir expectativas e prazos que serão o norte da equipe. Além de reconhecer os resultados uma vez alcançados e fornecer feedbacks capazes de atingir os indivíduos de maneira singular. Ou seja, adaptar a comunicação aos diferentes talentos.
Reconhecimento
Para que as expectativas de líderes e funcionários estejam sempre alinhadas, é necessário que ocorram feedbacks periódicos que comuniquem o desempenho do funcionário, pensando no escritório de advocacia, é importante que esse retorno esteja de acordo com as práticas organizacionais correspondentes para que se estabeleçam novas metas de maneira a também demonstrar como é esperado o alcance delas e por meio de quais recursos. Vale ressaltar que o funcionário precisa estar motivado, e, para isso, é necessário reconhecer o esforço e resultado do mesmo e a diferença que ele exerce na companhia.
Treinamentos e exercícios
A técnica de gestão de pessoas também inclui treinamentos e exercícios constantes para que os colaboradores estejam sempre inteirados com as soluções oferecidas pela empresa. Além disso, esses treinamentos permitem que os gestores mostrem de maneira clara aos colaboradores as lacunas que precisam ser preenchidas e quais processos precisam de melhoria, alimentando inclusive o trabalho em equipe que é imprescindível em qualquer estrutura organizacional.
Ambiente saudável
Outra solução que pode ser utilizada pensando em gestão eficiente de pessoas é a criação de um ambiente saudável que valide os funcionários enquanto seres que possuem necessidades que estão para além do ambiente de trabalho.
De acordo com um estudo dirigido em 2020 pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, a felicidade do funcionário pode aumentar a produtividade em 12%, o que gera um aumento de produtividade significativo se comparado àqueles que não se sentem felizes e realizados. Além disso, o estudo identificou que a criatividade dos indivíduos é estimulada de maneira mais direcionada e a tomada de decisões é mais eficiente quando o ambiente de trabalho não é opressor.
Portanto, é imprescindível que os gestores saibam como fazer gestão de pessoas de forma eficiente em um escritório, uma vez que os benefícios estão além de um ambiente harmônico, impactando até mesmo o financeiro da companhia.