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Geolocalização: Saiba onde está seu cliente

Geolocalização: Saiba onde está seu cliente

Alguns aplicativos gratuitos de geolocalização podem ajudar a facilitar a aproximação entre empresas e consumidores.

geolocalização

Pela correria do dia a dia e com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum a utilização de aplicativos de geolocalização, que informam a melhor rota de trânsito, as opções de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais na região onde o usuário se encontra no momento. Trata-se de uma ótima oportunidade para que as empresas, de todos os portes, estreitem o relacionamento com seus públicos, apresentemse para potenciais clientes e aumentem a divulgação da marca em termos territoriais. A geolocalização utiliza dados de dispositivos como tablets e smartphones para indicar a posição de cada indivíduo. Muitos aplicativos recorrem a essa tecnologia para permitir que usuários façam check-in e indiquem sua localização para amigos, marcando presença em restaurantes, empresas e outros locais. Em algumas ferramentas, existe a possibilidade de avaliar o local visitado com notas, comentários e recomendações.

As micro e pequenas empresas (MPEs) também podem utilizar a geolocalização de forma gratuita ou com baixo custo, com ferramentas como as redes sociais, produtos webmasters de buscadores como o Google e em seus websites que referenciem suas companhias, marcas ou produtos/serviços. “No que se refere às MPEs, por mais que a tecnologia já esteja há um bom tempo disponível, visto que surgiu com o avanço da web, a maioria não utiliza por falta de conhecimento. Isso porque muitos ainda não adotaram a internet como ferramenta estratégica para a empresa”, afirma o consultor do Sebrae-SP, Fabiano Nagamatsu.

Segundo o consultor, os benefícios da tecnologia para as empresas são diversos: permissão de maior amplitude de divulgação das marcas; aumento de vendas, pois os produtos ficam mais expostos aos consumidores; rapidez no transporte, com a possibilidade de rastrear as entregas e saber quando chegarão; e abertura de um canal de comunicação com os clientes, em que eles podem interagir e passar feedbacks sobre a companhia.

Ferramentas gratuitas que podem ajudar

Google Maps – Localizador mais popular e que conta com ferramentas de suporte, como Google Analytics, Google Adwords, Google Rent (imobiliário) e Dispositivo app (rastreador).

Foursquare / Swarm – Permite marcar referências (local frequentado – check-in) de bares, restaurantes, lojas, comércios, empresas etc.

Fearsquare – Tem a mesma função dos Foursquare e Swarm, mas alerta para locais não totalmente mapeados nos quais pode haver risco de acidentes ou assaltos, entre outros.

Facebook – Permite marcar a localização e publicar referências em fotos, vídeos e postagens de texto para a rede de amigos.

Twitter (Nearby) – Mostra quem está tuitando próximo ao usuário (empresa).

Waze – Além de traçar a melhor rota, divulga as referências comerciais por onde passa.

Buscar Iphone – Rastreador da Apple para encontrar aparelhos em comum

Instagram – Publicações de fotos com possibilidade de referenciar o local.

99Taxis e Easy Taxi – Ferramentas de chamada de táxi que utilizam a tecnologia do Google para facilitar o transporte.

Acompanhe mais matérias como essa aqui.

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