O Sebrae desenvolveu uma série de dicas de educação financeira com foco nos temas: Relacionamento Bancário, Financiamentos junto a instituições e clientes e renegociação de dívidas e cadastro positivo.
Neste post, as dicas são para você saber como fortalecer o relacionamento com seu banco.
1- Cheque Especial:
Se o banco oferecer um limite para o cheque especial da sua empresa, lembre-se de que isso é um empréstimo, portanto, se utilizá-lo terá que pagar juros pelo valor e tempo de uso.
2- Fique Atento:
Se utilizar cheques para o pagamento de despesas da empresa, tenha certeza de que sua conta possui saldo e que ele não será depositado antes da data por quem recebeu, pois para o banco o cheque é uma ordem imediata para pagamento, ainda que você o pré-date. Se o cheque for depositado antes da data por você escolhida, o banco irá descontá-lo, podendo gerar problemas para sua empresa.
3- Cartão de Pagamento:
Para realizar a movimentação do dinheiro que está na conta corrente, é possível ter um cartão com a função débito. Para realizar compras a prazo, é preciso ter um cartão com a função crédito, que em alguns casos, permite até o parcelamento do valor a ser pago.
4- Fique Atento:
Para autorizar o pagamento com cartão de crédito ou débito, será necessária a utilização de senha eletrônica. Isso é uma segurança para sua empresa, portanto, guarde-a com cuidado!
Pagamentos com cartão de débito só serão efetuados se houver saldo na conta corrente da empresa. Para não correr o risco disso acontecer, faça o controle dos seus pagamentos e recebimentos e compare com os extratos bancários.
Veja se o limite do cartão de crédito da sua empresa é suficiente para atender as necessidades de compras. Controle esses gastos para evitar descontrole no fluxo de caixa e situações de não conseguir utilizar o cartão de crédito.
Seja pontual no pagamento das faturas de cartão de crédito e opte pelo pagamento integral do saldo devedor, pois os juros cobrados pelo atraso ou financiamento do saldo devedor são muito altos.