A edição de outubro do Boletim de Tendências para o segmento Móveis de Madeira, elaborado pelo Sebrae/SC, destaca a formação de preço para os produtos do setor.
A publicação destaca a opinião unânime de especialistas com relação à ausência de uma fórmula capaz de auxiliar os empresários de pequenos negócios de móveis a definirem um preço para seus produtos. “É preciso analisar uma série de fatores que hoje em dia influenciam na formação do preço, como o custo Brasil, a alta da inflação e os elevados impostos trabalhistas, tributários e de logística, por exemplo”, afirma o texto.
Nesse sentido, o boletim chama a atenção para fatores que influenciam para a decisão de preço:
- Projeto e fabricação.
- Deslocamento de materiais.
- Venda, instalação e manutenção.
- Impostos e outras despesas.
Além disso, é importante que o empresário conte com o auxílio do contador do seu negócio. que faça um eficiente controle dos seus custos fixos e que fique atento às práticas da concorrência. Afinal, o mercado é o melhor termômetro para a definição de preços.
O boletim também oferece dicas para quem tem interesse em internacionalizar seus produtos e como a criatividade e a tecnologia podem ser importantes diferenciais na hora de agregar valor ao produto.
A íntegra da publicação está disponível para download (em PDF). Para acessá-la, é preciso estar cadastrado no Sistema de Inteligência Setorial (SIS), desenvolvido pelo Sebrae/SC. O cadastro é gratuito, fácil e rápido. Para efetuá-lo, clique aqui.
Se você já é cadastrado, clique aqui para acessar diretamente o boletim.