Matéria publicada no site da Reuters Brasil destaca a parceria firmada entre a empresa norte-americana de meios de pagamentos eletrônicos First Data e o Bancoob. O objetivo da iniciativa é atuar como rede adquirente, concorrendo com as gigantes Rede, Itaú Unibanco e Cielo.
“A parceria vai explorar o mercado em cidades pequenas e médias do país, indicando que o aumento da demanda por cartões será suficiente para ganhar musculatura. O plano dos sócios é ter uma fatia de até 10% do setor nos próximos cinco anos”, disse à Reuters a presidente da First Data no Brasil, Deborah Guerra.
O objetivo é que a plataforma de adquirência inicie as operações até junho.
O presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, descartou taxas mais agressivas nas MDRs, taxas que as redes cobram dos lojistas para liquidar as operações, como meio de conquistar clientes de rivais.
“Nós não temos intenção de alterar a realidade econômica do mercado de credenciamento”, disse Almada. “Nós não nos vemos cobrando taxas diferentes das praticadas hoje no mercado.”
A decisão da First Data de entrar no Brasil, um mercado que movimentou cerca de 850 bilhões de reais em 2013, ocorre num momento de aumento da competição no setor, que se beneficia da gradual substituição de meios como cheque e dinheiro por meios eletrônicos para pagar transações.
De acordo com a Abecs, entidade que representa o setor, a indústria de meios eletrônicos de pagamentos do país tem crescido uma média de 19 por cento nos últimos 5 anos e pode se expandir entre 15 por cento e 18 por cento nos próximos anos.
Para saber mais, leia a íntegra do texto escrito por Aluísio Alves e Guillermo Parra-Bernal.