CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Fab labs: saiba como funciona os laboratórios de inovação

Fab labs: saiba como funciona os laboratórios de inovação

Sabemos que a tecnologia já conseguiu acompanhar a maioria dos ambientes ao redor do mundo.

Mesmo ela sendo tão presente, ainda é necessário estudar e acompanhar todas as novas tendências, pois além dos avanços tecnológicos terem trazido diversos benefícios, eles também estão sempre em constante desenvolvimento.

E para que seja possível acompanhar todos os avanços e compartilhar as informações mais relevantes sobre as descobertas da tecnologia, o Fab Lab foi criado para que diversas pessoas possam utilizar sua criatividade e capacidade para acompanhar, desenvolver e compartilhar todas as tendências do nosso mundo atual.

Você já ouviu falar sobre o Fab Lab? Atualmente, existem inúmeros laboratórios espalhados pelos continentes e países das mais diferentes culturas e economias.

Esses laboratórios oferecem às pessoas a oportunidade de desenvolverem uma série de atividades digitais e tecnológicas, e fazer com que elas consigam realizar projetos tanto pessoais e profissionais.

Se você ficou interessado no assunto, então neste post nós vamos te explicar todos os detalhes sobre o Fab Labs: o que são, quais são seus tipos, se possui alguma regra, e quais as suas vantagens.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo e também acompanhe a nossa plataforma para estar por dentro de todos os assuntos! Vamos lá?

Primeiro de tudo, o que é o Fab Lab?

De forma básica, o Fab Lab significa ‘’Fabrication Laboratory’’, e pode ser traduzido como “laboratório de fabricação”.

Ele se trata de um espaço compartilhado e desenvolvido para que várias pessoas de diversas áreas e segmentos se juntem para planejar e desenvolver projetos de fabricação digital.

Inicialmente, o Fab Lab era utilizado para descrever os ambientes que participam da rede Fab Foundation, um laboratório que foi desenvolvido em 2001, pela universidade MIT, ou também chamado como Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

No entanto, com o aumento da sua popularidade, diversos outros laboratórios de fabricação também abriram as portas de forma gratuita para que a comunidade possa realizar seus projetos pessoais e profissionais sem impedimentos.

Se você pretende estudar como é feito um robô industrial, por exemplo, ela consegue estudar e utilizar os diversos equipamentos que o Fab Lab disponibiliza!

Quais são os requisitos para criar um Fab Lab?

Como mencionamos, o Fab Lab se trata de um laboratório de fabricação desenvolvido para ser um serviço gratuíto a comunidade e promover o avanço tecnológico e digital no mundo.

No entanto, mesmo que seja totalmente gratuíto para o público, o grupo que decidir desenvolver um Fab Lab em sua região deve estar atendo a algumas regras:

A primeira dela é abrir as portas do laboratório de fabricação pelo menos uma vez por semana.

Além disso, também é necessário compartilhar todas as fontes de conhecimento obtido para que outros Fab Labs também possam se desenvolver da melhor forma. Outra exigência é que o laboratório tenha os seguintes equipamentos específicos:

– Uma fresadora de pequeno formato;

– Uma impressora 3D;

– Uma fresadora de grande formato;

– Uma cortadora a laser;

– Uma cortadora de vinil;

Esses equipamentos são totalmente destinados à realização dos projetos das pessoas que frequentam o local.

Também é necessário que o laboratório tenha profissionais capacitados e que informem aos visitantes sobre como é utilizado cada um desses equipamentos.

Afinal, muitas pessoas ainda não possuem conhecimento dessa tecnologia, e podem acabar causando acidentes. Com o intuito de evitar isso, os profissionais ficam à disposição do público para ensinar como é a utilização de cada equipamento.

Também é importante que o laboratório tenha disponível o equipamento de proteção individual necessário para que evite ao máximo o acontecimento de acidentes no local.

Quais são os tipos de Fab Labs existentes?

Os Fab Labs estão disponíveis para diversas finalidades. Porém, alguns deles são criados com um objetivo mais específico. Isso varia de acordo com o objetivo dos donos do laboratório, região, entre outros. Atualmente, existem três tipos de Fab Labs:

– Laboratórios de universitários;

– Laboratórios públicos;

– Laboratórios profissionais.

Cada um deles são criados para uma determinada razão. Os laboratórios universitários, por exemplo, são instalados normalmente dentro de faculdades ou escolas e também são patrocinados pelas instituições acadêmicas.

Já os laboratórios públicos são sustentados pelos órgãos governamentais ou até mesmo pela própria comunidade local ou institutos privados que queiram tomar a iniciativa e desenvolver o ambiente.

Por fim, os laboratórios profissionais são os únicos que possuem uma exceção: eles levam em consideração o retorno financeiro, ou seja, conseguem ganhar dinheiro com o aluguel das máquinas e equipamentos disponibilizadas no local.

Isso, pois os laboratórios profissionais também são os que mais possuem gastos devido a grande utilização da máquinas disponíveis.

Diversos profissionais também têm como objetivo realizar um projeto mais elaborado, como a fabricação de protótipos de produtos, como o para raio, por exemplo.

E devido a isso, para manter o laboratório tecnológico sempre em funcionamento, a opção mais viável é o aluguel das máquinas e equipamentos.

Os Fab Labs e seus impactos no mundo:

Os laboratórios de fabricação já estão disponíveis em quase todos os cantos do mundo. Por meio deles, diversas pessoas já conseguiram prosperar e obter resultados positivos em todo o planeta.

Como resultado, é possível que os avanços tecnológicos, se tornem ainda mais constantes e ajudem toda a população a ter uma maior qualidade de vida!

Com o desenvolvimento de diversos projetos, as pessoas podem aprender de maneira interdisciplinar sobre as tendências do desenvolvimento tecnológico, além de também terem acesso a ferramenta totalmente inovadoras.

Por fim, os laboratórios também colocam em prática o conceito de compartilhar da melhor forma os recursos e desenvolver empatia, cooperativismo e colaboração entre todas as pessoas.

Ou seja, o Fab Lab também promove o melhor trabalho em equipe e ainda cria laços e relacionamento entre as pessoas de diversas culturas e estilos de vida.

Agora que você já sabe tudo sobre o que se trata os Fab Labs e quais as suas principais características e importância diante da sociedade, o que está esperando para conhecer o mais próximo da sua região?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga