Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Existe seguro para celular? Saiba como contratar um

Existe seguro para celular? Saiba como contratar um

Furtos e roubos de celulares infelizmente ocorrem diversas vezes no cotidiano e na vida dos cidadãos. É quase impossível encontrar uma pessoa que não tenha vivenciado ou pelo menos soube de alguma história de perda de celulares.

Esses roubos ocorrem na maior parte das vezes em transportes públicos, sendo ônibus, metrôs, táxis e até mesmo o atual Uber. Ocorrem também em festas, tanto as menos movimentadas de aniversários quanto nas enormes folias de carnaval.

Visando a mínima perda da população, inúmeras operadoras de telecomunicações, seguradoras e até mesmo agências bancárias desenvolveram métodos contra o furto, oferecendo planos de seguros para o celular do usuário.

Funcionamento do seguro para celulares

O seguro celular nada mais é do que a contratação de uma cobertura para ocasiões específicas, como quebra de aparelhos, a perda e o próprio furto dos mesmos, sendo ela a responsável pela indenização do novo dispositivo.

Lembrando também, que capinhas e películas não são totalmente seguras para a proteção do aparelho, desde as mais baratas até as mais caras.

O primeiro passo a ser seguido uma vez que um problema tenha acontecido, é fazer o bloqueio do celular, lembrando sempre de bloquear a linha telefônica, redes sociais, agência bancária e aplicativos. 

Feito o primeiro passo, a seguir o indivíduo deverá entrar em contato com sua seguradora de preferência, checando e entendendo qual é o plano a ser seguido e o cobrimento do custo do aparelho.

Por último e não menos importante, deverá ser feito um Boletim de Ocorrência (BO).

Opções de seguro para celulares

Uma pesquisa mais detalhada deverá ser feita entre as seguradoras, e seus planos ofertados, sendo assim, escolhendo o que mais convém ao usuário, sendo ele o mais benéfico e suprindo suas necessidades.

A indenização acontece de uma forma diferente, dependendo da seguradora e do plano escolhido.

A cobertura de seguros pode arcar com o custo pelo conserto do telefone celular depois de ter sido levado à uma assistência técnica.

Empresas também oferecem um novo aparelho, repondo aquele que havia sido perdido, quebrado ou roubado. 

E por fim, o cliente pode receber a indenização toda em dinheiro, mas vale lembrar que todas estas opções deverão estar escritas no contrato, feito pela seguradora e pelo usurário.

Importante saber que em determinadas situações, como o mau uso do aparelho, descuido do usuário ou ato de má fé, a empresa contratada não irá cobrir nenhum custo; informação também relatada no contrato assinado.

Também não pode ser deixado de lado o período de espera do recebimento da indenização em todos os casos, caso a seguradora tenha uma demanda grande de pedidos.

Além disso, o prazo de fidelidade do acordo deve ser dito, para que não haja falha na comunicação entre atendente e consumidor.

Em todo caso, é aconselhado uma lida aprofundada sobre todas as cláusulas do contrato, não deixando passar nenhuma informação, assim, fazendo o bom uso e acionamento do seguro escolhido.

Há também outros tipos de cobertura pouco usados pelas seguradoras, por exemplo, o cobrimento de danos elétricos e/ou causados por líquidos. 

Existe a garantia internacional, sendo utilizada quando ocorre a perda ou furto fora de seu país.

E de último caso, a cobertura para acessórios, podendo indenizar seu fone de ouvido, cabos, entre outros utensílios utilizados pelo cliente.

Entendendo o preço das seguradoras

Em grande parte dos casos, o custo do seguro chega a ser inferior do que o preço do próprio telefone celular, independentemente se for conserto, ou a compra do aparelho novo.

Ressaltando que o custo do seguro depende também do modelo de celular que irá ser coberto, para os mais custosos, o valor será também de acordo com o preço.

Levando em consideração a média de preços do Brasil, algum celular com um bom custo benefício deve sair na média de dois mil reais, sendo assim, o preço da seguradora provavelmente não deverá passar da metade do custo do aparelho.

Lembrando também, que sempre deve ser levado em conta a marca do aparelho. Para as mais famosas, o preço pode ser um pouco mais elevado, por conta do material de suas peças, e para marcas pouco conhecidas, pode ser difícil encontrar peças do produto.

Franquia do acionamento

Como último item, uma coisa muito importante que não pode ser esquecida é o valor da franquia de acionamento do seguro, ou seja, o cliente também deverá pagar uma taxa para a prestação do serviço.

A maioria das empresas cobram um valor médio de 25% a 30% do valor do aparelho. Aprofundando mais, o usuário fará uma co-participação no pagamento, pagando uma parte, sendo assim, a seguradora entrará com o valor restante do aparelho celular. 

Dito isso, sabe-se que o valor da indenização não será integral, informação também notificada no próprio acordo de prestação de serviços entre o consumidor e a própria seguradora.

You must login to add a comment.

Posts relacionados