CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

EQUIPE SEBRAE PE CONHECE EXPERIÊNCIA DE MICROCRÉDITO EM JOÃO PESSOA

EQUIPE SEBRAE PE CONHECE EXPERIÊNCIA DE MICROCRÉDITO EM JOÃO PESSOA

Na última sexta-feira, 21 de maio de 2010, os analistas do SEBRAE-PE João Albuquerque (serviços financeiros) e Leonardo de Abreu Carolino (políticas públicas), acompanhados dos especialistas em microcrédito, Rosalvo de Menezes Filho, consultor credenciado do SEBRAE-PB e Eunice Cordeiro, coordenadora de microcrédito do SICOOB Central Nordeste, realizaram uma visita técnica ao Projeto Empreender JP, uma experiência exitosa desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção da Prefeitura de João Pessoa, muito bem conduzida pelo Secretário Raimundo Nunes.

A visita teve como objetivo não só conhecer a metodologia que vem sendo adotada com tanto sucesso pelo Projeto Empreender JP, mas também o modelo de capitação de recursos adotados pela Prefeitura de João Pessoa, onde se destina um percentual de 1,5% (um e meio por cento) sobre as compras de bens e serviços realizadas pela capital. Segundo Raimundo Nunes, o sucesso do projeto está no fato da existência de uma fonte permanente de recursos, o que garante a autonomia financeira do projeto. Por sua vez, lamenta o fato do volume de recurso não ser maior por não se aplicar a todos os pagamentos realizados pela prefeitura, a exemplo do fornecimento de energia elétrica, tarifas bancárias, pagamento de pessoal e de concessões de serviços públicos, dentre outros pagamentos, onde não é possível aplicar a alíquota.

Além da costumeira receptividade com que Raimundo Nunes recebe suas visitas, ele ainda nos presenteou com uma brilhante apresentação, mostrando todos os relatórios com os resultados alcançados pelo projeto desde seu início, em julho de 2005, onde se destaca o volume de recursos captados pelo fundo, número de empreendedores contemplados, volume de recursos emprestados por atividade econômica e distribuição geográfica do crédito.

Para Nunes, o grande diferencial do Empreender JP em relação a outros projetos de concessão de microcrédito é que este não se trata apenas em conceder o crédito, mas também em promover a inclusão social, por meio de diversos programas focados nas necessidades do público alvo, organizados por grupos de afinidade, a exemplo de programas especiais para jovens empreendedores, para portadores de deficiências físicas, idosos, mulheres em risco social, dentre outros excluídos do crédito formal. O quadro abaixo apresenta as linhas de crédito oferecidas pelo programa.

PROJETOS COM RECURSOS DO FUNDO EMPREENDER POR SETOR DE ATIVIDADES


Atribui-se também o sucesso do programa a um trabalho permanente de capacitação e de pós-crédito, o que pode ser comprovado através de depoimentos dos próprios usuários:


“MAIS IMPORTANTE QUE O O EMPRÉSTIMO É O CURSO ORIENTAÇÃO PARA O CRÉDITO, O DINHEIRO ACABA, MAS O QUE AGENTE APRENDE FICA PARA A VIDA TODA”.

“O TREINAMENTO OFERECIDO PELO EMPREENDER-JP ME ENSINOU A INVESTIR E A CRESCER”.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae