Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Entenda como o empreendedorismo foi impactado pela pandemia e como procurar um emprego agora

Não, nenhum empreendedor do Brasil estava preparado para a pandemia do coronavírus. Não havia como prever que o vírus da covid-19 interromperia a normalidade de todo o mundo por tanto tempo. Além da crise sanitária grave, um dos efeitos colaterais da pandemia foi a dificuldade para que empresas de todos os tamanhos continuassem em funcionamento.

 

Divulgado em junho de 2021, o relatório da Global Entrepreneurship Monitor 2020, realizado no Brasil pelo Sebrae junto com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), apontou que cerca de 10 milhões de brasileiros deixaram o empreendedorismo por causa da pandemia. Em 2019, o número de pessoas com negócios já estabelecidos, isto é, abertos há pelo menos três anos e meio, era de 22,3 milhões. Em 2020, esse número despencou para 12 milhões.

 

Grupos específicos foram os mais afetados, e as mulheres representam quase 70% dos empreendedores que foram obrigados a fechar as portas de seus negócios durante a pandemia.

O relatório do Sebrae identificou aqui também o outro lado da moeda. Muita gente perdeu o emprego durante essa crise e se viram obrigadas a buscar novas alternativas. Entre as opções em um mercado de trabalho difícil, muitos viram a necessidade de abrir pequenos novos negócios.

 

Por isso, o número de empreendedores iniciais que ainda não têm três anos e meio de experiência subiu de 32,2 milhões em 2019 para 32,6 milhões em 2020, que marca a taxa de 23,4% da população adulta, maior marca já registrada no levantamento, realizado desde 2002.

 

Com um cenário de instabilidade econômica que já se estende para o segundo semestre de 2021, é difícil ter alguma certeza, e os desafios de recomeço são enormes. Algumas estratégias são bem-vindas para muitas pessoas que buscam um novo emprego.

 

Para ajudar na busca, listamos quatro pontos que você deve aproveitar para conseguir a recolocação no mercado de trabalho e encontrar novas oportunidades de emprego. Confira quais são.

Busque o que está em alta no mercado

É importante entender como está o mercado de trabalho para ver quais são as melhores oportunidades e qual é o caminho que deve ser seguido para começar uma nova etapa na carreira. Com uma rápida busca, você consegue identificar quais são os cargos em sua área de atuação que mais estão em alta e seguem com diversas empresas procurando profissionais para serem contratados.

 

Faça contato com profissionais que você conhece e pesquise sobre as tendências atuais do mercado, foque no perfil que você acha que se encaixa e esteja com a mente aberta para encarar novos desafios, como vamos te explicar no próximo tópico.

Desenvolva novas habilidades

Se na sua busca pelas áreas em alta você identificou que não há muito espaço em seu campo de atuação, pode ser um sinal para buscar novas possibilidades de carreira. Para isso, é preciso investir algum tempo para desenvolver novas habilidades que são exigidas para profissionais das áreas em alta.

 

Mas o esforço pode valer a pena. Por exemplo, o mercado de trabalho da tecnologia no Brasil está constantemente aquecido. Isso acontece porque a procura de empresas por profissionais qualificados na área é muito maior que o número de pessoas capacitadas para ocupar o cargo exigido.

 

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), as empresas vão buscar cerca de 420 mil profissionais de TI no Brasil até 2024. Paralelo a isso, somente 46 mil profissionais de tecnologia são formados por ano no país. Por isso, aprender assuntos como programação pode significar um novo salto na carreira.

Faça buscas de empregos em sites especializados

Existem muitos sites especializados em conectar profissionais com empresas que estão sempre anunciando novas vagas de emprego. Não deixe de atualizar ou criar o seu perfil nos melhores sites de emprego na internet para que eles possam te ajudar a encontrar oportunidades anunciadas, ter uma ideia de como está o mercado na sua área e conectar com profissionais de diversos lugares, setores e companhias que podem logo vir a tornar seus colegas de trabalho.

 

Não esqueça de valorizar todas as suas experiências na descrição dos sites como o LinkedIn, InfoJobs, Vagas.com e em outros tantos disponíveis na internet.

Saiba em que área você se encaixa

Perder o emprego não quer dizer que tudo o que já foi feito até aqui na carreira foi em vão, muito pelo contrário. Durante a experiência, foi criada muita bagagem e isso pode ser levado para os próximos passos de um profissional.

 

Se você já se destacou em alguma área de atuação, pode usar todo o conhecimento criado ao longo das experiências para mostrar a capacidade e buscar oportunidades que envolvam as habilidades desenvolvidas ao longo do tempo. É importante valorizar tudo o que já foi feito até então na carreira para que todos os passos dados sigam dando frutos profissionais para o trabalhador.

You must login to add a comment.

Posts relacionados