Quem investe na bolsa de valores precisa conhecer e acompanhar diversos indicadores que mostram o desempenho das empresas. Os lucros operacionais estão entre eles e fazem parte da movimentação do mercado financeiro. Portanto, é fundamental saber como calculá-los para entender os ganhos e as perdas dos investimentos.
O lucro gerado apenas pela operação de um negócio, sem contar as taxas de juros e os impostos, é chamado de lucro operacional, conhecido como EBIT, em inglês. Ele mostra detalhes dos resultados operacionais de uma companhia, considerando custos variáveis, diferentemente do lucro bruto, que desconta só as despesas variáveis.
Em geral, estes lucros constam na Demonstração do Resultado de Exercício (DRE), que é publicada a cada trimestre, de uma empresa listada na bolsa, e permitem que os investidores identifiquem a capacidade de geração de caixa (lucro) de um negócio por meio de sua atividade final. Desta forma, este indicador é um dos primeiros a serem analisados, sobretudo por pessoas mais experientes e instituições de análise de crédito.
Segundo especialistas, para fazer o cálculo, são deduzidos da receita itens indispensáveis para a manutenção operacional de processos centrais no funcionamento da corporação, como investimentos em infraestrutura e mão de obra, compra de materiais, contratação de fretes, pagamento de aluguéis, marketing e suporte e contas de luz e água, por exemplo.
A fórmula prevê que o lucro operacional é o resultado do lucro bruto menos as despesas operacionais (administrativas, comerciais e diversas) e as receitas operacionais. Estas se referem ao faturamento vindo da atividade final da empresa. O cálculo dela é feito a partir da dedução da devolução das vendas, descontos sobre vendas e impostos.
O indicador é muito útil tanto para os gestores dos negócios quanto para os investidores da bolsa de valores. Por isso, ele precisa ser acompanhado com frequência, para que haja um entendimento sobre a capacidade das empresas de gerar lucro e segurança que demonstram ter, inclusive com certificado digital gratuito e de qualidade, que possibilita uma organização eficiente e completa dos processos centrais.
Uma boa análise do lucro operacional inclui a avaliação de alta ou de queda do indicador ao longo dos trimestres, além do lucro líquido, que deve ser considerado a fim de verificar se a empresa tem um crescimento consolidado. De certa maneira, os lucros operacionais funcionam como um termômetro da saúde financeira de um negócio, medindo as perspectivas de lucratividade e valorização das ações, por exemplo.