Qualidade é o valor percebido pelos clientes, que possuem requisitos e necessidades diferentes. Influenciados pelo que o seu cliente/público alvo procura e deseja, e interfere de forma decisiva na competitividade e aumento da produtividade das empresas.
As organizações muitas vezes iniciam suas atividades através da capacidade empreendedora de seu fundador e força. Porém, muitas vezes o foco se volta para o produto/serviço no mercado de atuação, e a qualidade acaba ficando para depois.
Estamos vivendo em uma geração que possui acesso a muita informação, e com isso os clientes e o mercado estão cada vez mais exigentes. Um usuário que busca por aluguel de compressor, por exemplo, certamente pode optar por marcas que oferecem qualidade e mais segurança.
Por isso, fazer o uso da gestão da qualidade deixou de ser opcional e passou a ser um item obrigatório dentro das organizações que buscam ser competitivas no mercado.
Com isso as empresas começaram a receber mais cobranças e a disputar espaços em mercados cada vez mais saturados. Diante de todo esse novo cenário, manter uma gestão de qualidade dentro se tornou algo indispensável, tendo em vista que os clientes estão cada vez mais em busca de qualidade de produto e serviço.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda a importância desse conceito!
O que é gestão da qualidade?
A gestão de qualidade é, basicamente, uma estratégia que tem como objetivo a busca contínua por padrões de melhorias. Ou seja, é uma estratégia que busca melhorar o desempenho das pessoas, os processos, os produtos, inclusive o ambiente de trabalho.
Isso é possível pois são utilizadas filosofias, métodos e até mesmo tecnologias que permitem controlar e potencializar os processos diários.
Além disso, é imprescindível que a marca conheça o mercado em que está atuando, os clientes e os concorrentes, sejam para os fornecedores de balança antropométrica, ou qualquer outro serviço.
Com isso é possível fazer uma análise de quem são os clientes e o que eles esperam do serviço ou produto, e quem são nossos concorrentes e como eles estão inseridos no mercado, e assim montar estratégias que possam trazer diferenciais competitivos para a organização.
Mas por que é ideal manter a qualidade na empresa e no ambiente de trabalho?
Após entendermos o que é qualidade, é possível percebermos que a preocupação com a qualidade é a preocupação com o cliente.
Entenda a importância da gestão da qualidade
As empresas ao prestarem um serviço ou confeccionar um produto de qualidade, sem dúvida o principal objetivo é gerar a satisfação dos consumidores, pois assim eles comprarão mais e consequentemente geram mais lucros para a empresa.
Essa satisfação só é alcançada se forem identificados os requisitos e necessidades dos compradores, ou seja, se oferecem algo com qualidade para o público.
Não podemos deixar de ressaltar que a qualidade final do produto ou serviço oferecido passa por todo um processo e todas as atividades da empresa até que chegue aos clientes. A qualidade permite redução de custos e de tempo, cumprimento de prazos, entre outros, que são requisitos gerais do mercado consumidor.
Logo, para obter um produto/serviço de qualidade é preciso:
- Fornecer treinamento para os funcionários;
- Ter um serviço ou produto padronizado;
- Ter um setor específico para controle da qualidade;
- Monitorar o mercado, para estar sempre inovando.
Esses quatros passos são muito importantes e se complementam, pois com o treinamento dos funcionários vai ser possível estabelecer um padrão de como realizar os procedimentos dentro da empresa da forma correta e sem erros frequentes, e no atendimento/serviços prestados, uma forma correta de abordagem e execução de atividades, atendendo ao que o cliente espera.
Ter um controle específico para a qualidade é importante para que desde o primeiro processo da confecção de um produto, manta asfaltica para telhado, por exemplo, até o envio para residência do cliente, que seja entregue com qualidade.
Nesse sentido, as empresas devem utilizar as matérias-primas mais indicadas, processos eficazes e até mesmo embalagens adequadas. Não só isso, como também é importante estar sempre inovando, para então atender às expectativas e desejos dos clientes e do público-alvo.
Portanto, manter a melhoria contínua da qualidade da empresa, seja do produto produzido ou do trabalho oferecido, é indispensável para o seu sucesso e para uma boa colocação e competitividade no mercado de trabalho perante o ponto de vista dos clientes e da concorrência, afinal, são eles que geram a receita para a empresa.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.