O tema desenvolvimento sustentável será um dos destaques da Feira do Empreendedor de Alagoas. Nesta sexta-feira (11) será realizado o Fórum de Sustentabilidade, que terá em sua programação um painel temático com foco em gestão de resíduos sólidos. O encontro é uma realização do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) em parceria com o Sebrae em Alagoas.
Para que a realização do painel fosse possível, foram convidados os empresários Renato Soares (Empresa R. S. de Paula) e Carlos Eduardo (Empresa STRIKE), reconhecidos nacionalmente por suas práticas sustentáveis. Eles explicarão ao público o processo de implantação dessas práticas e como elas trouxeram retorno para os negócios.
A Empresa R.S de Paula recolhe cartões de crédito fora da validade, reclica o material e o transforma em marcadores de livros, porta-copos, displays, novos crachás e cartões. Já a empresa alagoana Strike comercializa detergentes bastante concentrados. Se essa concentração fosse distribuída em garrafas, caberia em 200 recipientes. Como a quantidade foi reunida em apenas uma garrafa, há a geração de menos descarte de embalagens plásticas, o que facilita a distribuição e reduz a emissão de carbono. Além disso, o produto é biodegradável, ou seja, quando descartado, não polui os lençóis freáticos com componentes químicos.
De acordo com Aline Canabarra, analista de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae em Alagoas, ter práticas sustentáveis não significa apenas plantar uma árvore ou separar o lixo, existem várias outras medidas que geram desenvolvimento econômico e que precisam ser conhecidas. “A sustentabilidade possibilita que as empresas se tornem mais competitivas, além de criar novos mercados”, explica.