Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Embalagens informativas geram confiança entre indústria e consumidor

Embalagens informativas geram confiança entre indústria e consumidor

A embalagem informativa pode ser decisiva na hora da compra. O novo consumidor está mais exigente e deseja transparência das marcas que planeja adquirir.

 

Para além do código de barras

As “embalagens estendidas”, são uma maneira inteligente de conectar o consumidor com todo o processo produtivo dos bens de consumo. O Qr Code ou código 2D tem sido utilizado com frequência nos rótulos dos produtos pela indústria de alimentos e bebidas, já que permite o armazenamento de grandes quantidades de informação sobre os itens. Com a ajuda de um celular, e em poucos cliques é possível ter acesso a detalhes da produção, transporte, estocagem e comercialização de um bem de consumo, garantindo transparência e gerando confiança entre indústria, comércio e cliente, bastando apontar a câmera do celular para o código 2D.

 

Outro ponto importante a respeito dos códigos 2D nas embalagens, é a rastreabilidade e monitoramento de determinados itens. O consumidor passa a ter acesso a informações sobre o produto e sua fabricação, origem, data da colheita, dados nutricionais mais completos, entre outros. Além de possibilitar uma experiência com mais transparência, o cliente consegue saber o caminho que o produto faz para chegar até a fase de consumo, tornando-o muito mais consciente a respeito de suas decisões de compra.

 

Os Qr Codes podem ser inseridos em embalagens de produtos diversos, como alimentos, bebidas, mas também em itens como lâmpadas, ferramentas, louças, e até mesmo em roupas e acessórios. O uso dos códigos 2D pelas marcas, é um diferencial competitivo que se conecta diretamente a pilares sustentáveis, já que a transparência é o primeiro passo para detectar possíveis problemas na cadeia de produção. Disponibilizar informações reais e completas para o seu consumidor,  é uma forma de agregar valor por meio da honestidade e da tecnologia.

 

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

Participe das Comunidades Sebrae no Telegram

São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que

interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

You must login to add a comment.

Posts relacionados