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Em entrevista, estilista Cris Barros fala sobre processo de criação

Em entrevista, estilista Cris Barros fala sobre processo de criação

Em entrevista para o site de moda FFW, a estilista Cris Barros comenta sobre sua carreira, processos de criação e a importância da dúvida e da intuição.

 

Com 20 anos de carreira, a estilista relembra seu início, aos 30 anos de idade. Assim como muitas pessoas que empreendem, seu desejo nasceu de sua paixão por moda e seu desejo de transformar suas referências e ideias em roupas. Hoje a marca homônima está presente em 60 pontos de venda, com 10 lojas próprias.

 

Sobre as dificuldades em se manter criativo

De acordo com a entrevista, Cris comenta que para ser bem sucedida, a marca precisa ter um DNA forte e genuíno, a partir disso é que se incorpora novos olhares e caminhos, mas sempre mantendo a identidade central. O que a estimula é o desejo de inovar e apresentar sempre novos questionamentos e possibilidades. A estilista afirma que muitas vezes a inspiração surge de suas próprias clientes, nos desejos e no estilo de vida delas, e ressalta a importância do trabalho e contribuição da equipe para conectar as ideias e descobrir diferentes perspectivas.

 

Sobre o processo criativo

O processo de criação de Barros passa pela criação de uma narrativa. A estilista gosta de imaginar o cenário ou universo específico em que sua consumidora estaria. Sempre seguindo seu instinto e buscando inspiração em suas vivências, viagens, referências de filmes, moda e arte.

 

Sobre sustentabilidade

Desde 2017, um dos principais pilares da marca em relação à preocupação sustentável, é criar e apoiar projetos sociais. Ongs como a Casa do Rio e suas artesãs, e a Rede Synapse, uma iniciativa de capacitação de professores de escolas públicas, vêm recebendo ajuda da marca há muitos anos.

O uso de matérias-primas sustentáveis, como o tecido desenvolvido com materiais advindos de madeira de reflorestamento, e o uso de algodão certificado estão entre as ações de sustentabilidade da grife. Além disso, a empresa monitora o impacto  de carbono, desde a aquisição da matéria-prima até o transporte dos produtos.

 

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista.

Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda.

Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York.

Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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