Em entrevista para o site de moda FFW, a estilista Cris Barros comenta sobre sua carreira, processos de criação e a importância da dúvida e da intuição.
Com 20 anos de carreira, a estilista relembra seu início, aos 30 anos de idade. Assim como muitas pessoas que empreendem, seu desejo nasceu de sua paixão por moda e seu desejo de transformar suas referências e ideias em roupas. Hoje a marca homônima está presente em 60 pontos de venda, com 10 lojas próprias.
Sobre as dificuldades em se manter criativo
De acordo com a entrevista, Cris comenta que para ser bem sucedida, a marca precisa ter um DNA forte e genuíno, a partir disso é que se incorpora novos olhares e caminhos, mas sempre mantendo a identidade central. O que a estimula é o desejo de inovar e apresentar sempre novos questionamentos e possibilidades. A estilista afirma que muitas vezes a inspiração surge de suas próprias clientes, nos desejos e no estilo de vida delas, e ressalta a importância do trabalho e contribuição da equipe para conectar as ideias e descobrir diferentes perspectivas.
Sobre o processo criativo
O processo de criação de Barros passa pela criação de uma narrativa. A estilista gosta de imaginar o cenário ou universo específico em que sua consumidora estaria. Sempre seguindo seu instinto e buscando inspiração em suas vivências, viagens, referências de filmes, moda e arte.
Sobre sustentabilidade
Desde 2017, um dos principais pilares da marca em relação à preocupação sustentável, é criar e apoiar projetos sociais. Ongs como a Casa do Rio e suas artesãs, e a Rede Synapse, uma iniciativa de capacitação de professores de escolas públicas, vêm recebendo ajuda da marca há muitos anos.
O uso de matérias-primas sustentáveis, como o tecido desenvolvido com materiais advindos de madeira de reflorestamento, e o uso de algodão certificado estão entre as ações de sustentabilidade da grife. Além disso, a empresa monitora o impacto de carbono, desde a aquisição da matéria-prima até o transporte dos produtos.
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