Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Educação para crianças através do esporte: Saiba mais

Educação para crianças através do esporte: Saiba mais

Cursos Online comprovam que a atividade física é muito benéfica para pessoas de todas as idades. Além de diversos outros benefícios, o esporte tem grande ajuda na redução da obesidade e também está relacionado com a redução do número de mortes por doenças cardiovasculares.

Em crianças, o exercício físico também pode melhorar a coordenação esportiva e cultivar o espírito de equipe. Jamais devemos esquecer que crianças ativas tendem a ser adultos ativos e, com, ter uma melhor qualidade de vida.

O que é esporte?

Pessoas confundem esportes com atividade física. A diferença entre eles é que os esportes são atividades esportivas organizadas, ou seja, todas as atividades esportivas são esportes, mas nem todos os esportes são atividades esportivas. Qualquer esporte que cause algum tipo de gasto de energia será uma atividade física.

Quando mencionamos sobre os esportes, nos referimos a um modelo específico de atividade física, que irá possuir as devidas características de competição, de habilidades esportivas específicas, espaços, regras e formação de grupos. Ao analisarmos as peculiaridades do esporte, entenderemos porque ele é tão importante no desenvolvimento das crianças.

Benefícios do esporte para as crianças

Os benefícios da prática de exercícios físicos para crianças e adolescentes vão além do corpo e ajudam na socialização. Confira alguns dos pontos positivos abaixo.

Previne a obesidade infantil

O exercício físico ajuda a prevenir problemas como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. Atualmente, esses problemas estão se tornando cada vez mais comuns devido ao estilo de vida sedentário.

É uma prática comum as crianças passarem horas em frente à TV ou ao videogame, e sua dieta é insuficiente. Esta é a fórmula perfeita para a obesidade, que pode causar muitos outros problemas de saúde, como a diabetes. O exercício físico é o aliado perfeito para solucionar esse problema, pois auxilia na redução do percentual de gordura corporal.

Contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora

Ao fazer exercícios físicos, as crianças precisam de certas habilidades. Por exemplo, em uma partida de futebol, ela deve correr e chutar a bola. Quando as crianças participam de um determinado esporte, elas irão aprimorar essas habilidades, promovendo o desenvolvimento da coordenação motora.

Deixe as crianças aprenderem a trabalhar em equipe

Sempre ao praticar um esporte, a criança irá entrar em contato com diversas outras crianças e deverá aprender sobre como a conviver com elas. Ao trabalhar em equipe, as crianças começam a ter o conceito de respeito pelos outros e como cooperar.

Deixe as crianças aprenderem a lidar com ganhos e perdas

Quando participamos de esportes, devemos entender que às vezes vamos ganhar e às vezes, infelizmente, perderemos o jogo. Quando as crianças participam de um esporte, elas aprendem a lidar com essas emoções, como a depressão, e a entender que o fracasso faz parte de nossa vida diária.

Aumentar a autoestima

Conforme as crianças progridem em certos esportes, elas ficam mais confiantes e felizes com seu desempenho. Porém, é importante perceber se o exercício que está sendo praticado é realmente uma forma de concordância das crianças, pois assim ficarão mais satisfeitas com seus resultados.

Se você deseja aprender mais sobre o lado psicológico das crianças e dos adultos, indicamos que você faça um Curso Online com Certificado da área.

Expanda o círculo de amizade

O exercício também é uma boa hora para fazer novos amigos. Muitas vezes, as crianças só se tornam amigas dos colegas. Quando um esporte é introduzido, seu ciclo de amizade aumenta. Além disso, todos esses novos amigos gostam das mesmas atividades esportivas.

O esporte na infância pode ser prejudicial?

É fundamental que os pais, professores e trabalhadores de educação física sempre tenham compreensão sobre os tipos de esportes que as crianças praticam. O exercício realizado deve ser adequado à idade, peso, sexo e tipo corporal de cada criança. Para evitar qualquer forma de sobrecarga ou prejuízo ao desenvolvimento, é importante analisar a condição física de cada criança antes de cada exercício na infância, a fim de encontrar o melhor ajuste para seus músculos, ossos, respiração e sistema respiratório.

Outro aspecto importante é a diversidade. Muitas crianças são cheias de energia e de curiosidade, com isso é fundamental sempre explorar cada vez mais o mundo dos esportes. Porém, não é somente para expor elas a diferentes regras e a diferentes atividades esportivas, mas é para proteger o corpo das crianças de diversas repetições que podem ser prejudiciais para o desenvolvimento. Diversos pesquisadores recomendam o uso de sistemas de compensação, como, por exemplo: natação e balé, com o objetivo de desenvolver a força e resistência respiratória.

Ressalta-se também a importância do papel da família no desenvolvimento da relação dos filhos com o esporte. É importante sempre lembrar que as demandas exageradas dos pais e as exigências de renda não trazem nenhum benefício. A forma como as crianças se relacionam com os esportes depende, em grande parte, de como seus pais o fazem. Se o pai não gosta de esportes, é bastante complicado para a criança entender por que deve se exercitar.

Existe idade ideal para começar a prática esportiva?

Muitas pessoas defendem que as atividades físicas devem ser iniciadas após os seis anos de idade, mas isso não impede que as crianças pratiquem atividades físicas antes disso. A idade pré-escolar é a mais adequada, justamente por ser este o período em que o desenvolvimento físico e a socialização estão em alta. Os bebês também podem praticar atividades físicas, como, por exemplo, a natação. Porém, quando compreendemos o esporte de forma organizacional, é fundamental que a criança esteja dentro da idade que consiga compreender as regras de lidar com a ansiedade e a felicidade de praticar esportes.

You must login to add a comment.

Posts relacionados