O mundo digital é amplo e cheio de opções. Há diferentes estratégias de marketing para se utilizar e da mesma maneira há uma infinidade de formas para vender produtos ou prestar serviços.
Dentre estas opções há o dropshipping e o e-commerce, que podem ter algumas semelhanças e por isso causar confusão nas pessoas. Se você tem dúvidas sobre quais as diferenças entre os dois, acompanhe este artigo que elaboramos para você.
E-commerce
Vamos começar pelo e-commerce que a maioria das pessoas está mais familiarizada, e de fato, é muito comum e também um modelo de negócio simples de entender. Trata-se de uma loja virtual.
Através dela é possível vender qualquer tipo de produto de blister embalagem à eletrodomésticos. É um mercado em ascensão visto que se observa um crescente interesse das pessoas em comprar online.
De forma muito simplificada, para estruturar um e-commerce você deverá constituir sua empresa, montar um site, encontrar fornecedores e providenciar estoque dos produtos que pretende vender e então trabalhar na divulgação do seu negócio de forma a conquistar clientes e realizar vendas.
Dropshipping
Dropshipping não é muito popular para os consumidores, principalmente devido ao fato de que não é possível perceber a diferença entre as duas modalidades de negócio ao realizar uma compra. Isso acontece porque em ambas as situações o cliente compra online e recebe seu produto em casa.
Deste modo o dropshipping opera de maneira muito similar ao e-commerce, e é muito popular entre pessoas que buscam formas de obter renda através do trabalho online. Nesta modalidade também é preciso montar um site e divulgar seus produtos como etiquetas personalizadas para a venda.
A grande diferença entre os dois modelos de negócio começa quando o assunto é o armazenamento e distribuição dos produtos a serem vendidos, conforme veremos a seguir.
E-commerce X Dropshipping
O e-commerce é um modelo de negócios muito semelhante às lojas tradicionais e basicamente o que muda é que não existe a necessidade de ter um endereço físico para o atendimento ao público.
Já o dropshipping vai além e elimina também a necessidade de manter estoque, tornando-se assim uma opção muito mais viável em termos de custos operacionais e investimento inicial.
Mas se não tem estoque, como é feita a venda e entrega do produto? O segredo está nos fornecedores! Enquanto no e-commerce o contato com os fornecedores é para comprar o produto, manter em estoque e então enviar para o cliente final após a compra, no dropshipping o contato tem um objetivo diferente.
A negociação neste caso envolve você estabelecer uma relação com o fornecedor onde ele o manterá informado sobre sua capacidade de produção e entrega dos produtos e você realiza a venda, porém o fornecedor efetua a entrega diretamente para o consumidor final.
Seria mais ou menos como você oferecer serviços de conserto de portão automático sem saber executar e assim que realizar a venda enviar um profissional especializado para prestar o serviço.
É preciso reforçar que cada um dos modelos possui suas vantagens e desvantagens, no dropshipping por exemplo não é possível acompanhar a qualidade do produto entregue e no e-commerce há o risco de ficar com estoque encalhado, dentre outras situações.
O comércio digital se consolida cada vez mais como o futuro das vendas de produtos e cabe a cada empreendedor digital identificar qual oportunidade faz mais sentido para o seu propósito de trabalho.