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E-commerce: o que muda para os consumidores no processo de compra?

E-commerce: o que muda para os consumidores no processo de compra?

E-commerce ou e-commerce é um modelo de negócios em que as transações comerciais são realizadas inteiramente online. Da seleção do cliente, ao atendimento do pedido, ao pagamento, todo o processo deve ser digital. Essa prática de negócios cresceu muito e vários setores como lojas de eletrônicos, equipamentos de oficina e até lojas de produtos para animais de estimação ou também conhecidas como pet shops se beneficiaram dessa prática.

 

A vida moderna é cheia de termos em inglês, principalmente aqueles relacionados à internet – é uma palavra gringa em si. Isso inclui comércio eletrônico.

 

O que é e-commerce?

E-commerce ou e-commerce é um modelo de negócios em que as transações comerciais são realizadas inteiramente online.

Da seleção do cliente, ao atendimento do pedido, ao pagamento, todo o processo deve ser digital.

Nesse tipo de comércio, a única etapa do mundo real é a logística de entrega do pedido ao comprador.

Além do processo de compra, o e-commerce baseia-se em grande parte na divulgação e promoção do seu produto ou serviço – pois ambas as coisas podem ser vendidas online – por meio do marketing digital. Dessa forma, essa parte da conquista de clientes costuma ser feita também pela internet.

 

Como funciona o e-commerce?

Agora que você já entendeu o que é e-commerce, você deve estar se perguntando como o e-commerce funciona na prática, certo? Normalmente, esse tipo de negócio orienta os clientes por determinadas etapas. Primeiro, ele chega à sua loja virtual e seleciona um ou mais produtos.

Território Pet Store - Maravilha de pinus

Produtos como o maravilha de pinus, que são amplamente vendidos em pet shops como a nossa, estão prontamente disponíveis, os clientes simplesmente adicionam o item ao carrinho e vão para a página onde completam o pedido. Lá, na finalização da compra — no momento em que a compra é finalizada — o consumidor preenche seus dados, como e-mail e CEP, para calcular o frete.

 

Então passa a pagar. Nesse momento, ele escolhe uma das formas disponíveis, muitas vezes com cartão de crédito ou débito, boleto ou até mesmo transferência bancária.

 

Depois disso, após aprovar o pagamento, o dono da loja envia o pedido ao cliente via correios ou transportadora.

Para que todo o processo corra bem, os traders devem estar preparados e prestar atenção ao seguinte:

Fornecedores

Pode parecer óbvio, mas para vender produtos, você precisa fazê-los vender. Isso significa que você deve ter bons fornecedores de quem comprará itens para revender aos seus clientes.

E-commerce - Territorio Pet Store

Esta opção está disponível apenas para pessoas que vendem produtos que fabricam. No entanto, esses itens ainda precisam ser vendidos. Além disso, é necessário garantir a alta qualidade desses produtos, alguns dos quais, como zoooserine, exigem controle de qualidade e informações relacionadas ao produto na página de vendas, como descrições e bulas.

Disposição dos produtos

Assim como em uma loja física, os produtos precisam ser organizados de forma a atrair os visitantes do comércio eletrônico – como se fosse uma vitrine.

É preciso lembrar que ao comprar online, as pessoas não entram em contato físico com o produto. Portanto, essa deficiência deve ser suprida com boas fotos e uma descrição completa do artigo.

Para fornecer o máximo de informações possível, é necessário especificar a cor, textura, peso, tamanho do produto e, no caso de roupas, uma tabela de medidas para cada tamanho.

 

Assim, a desconfiança de consumidores que não têm certeza se devem comprar um produto que não viram pessoalmente pode ser minimizada.

Forma de pagamento

Para realizar transações, os comerciantes devem oferecer aos clientes diferentes métodos de pagamento. Como mencionado, os mais comuns são cartões de crédito ou débito, documentos bancários e transferências bancárias.

 

É importante lembrar de fornecer mais de uma opção. Assim, os clientes podem escolher aquela que se encaixar melhor em seu perfil. Existem, até mesmo, lojas virtuais que permitem a combinação de mais de uma forma na hora de realizar um pagamento, de acordo com a necessidade do consumidor.

Meios de envio

Por fim, para que os artigos cheguem até os consumidores de um e-commerce, é necessário selecionar meios de envio.

Como já mencionamos, as compras podem ser enviadas aos clientes pelos Correios ou por outras transportadoras. É importante lembrar, sempre, de comparar opções, prazos e preços, afinal, esse é um fator que costuma impactar a experiência dos consumidores e pode levar à desistência da compra.

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