Para fidelizar o cliente, atendimento ágil e contato constante são fatores primordiais quando se atua no comércio digital.
O e-commerce é feito em ambiente totalmente virtual. Esse novo perfil de cliente está acostumado com a agilidade da rede e principalmente na diversidade de oportunidades que o ambiente oferece. Por isso é preciso um grande esforço do empresário para fidelizar, fazendo com que o cliente tenha seus problemas solucionados, fazendo contatos frequentes e oferecendo, por exemplo, uma nova promoção ou produto.
Com tudo isso, o cliente não fará apenas uma compra, mas retornará para novas compras. Assim, consequentemente, a empresa aumentará o faturamento, pois além de seus clientes novos ainda terá os antigos comprando novamente e, desta forma, indicará novos possíveis clientes. Uma coisa é certa, não há nada melhor e mais satisfatório para um empresário do que ver que seu cliente voltou.
Sendo assim, a fidelização do cliente no e-commerce é um passo importante para a manutenção do negócio e diversas ferramentas e soluções podem ser aplicadas nesse sentido.
Confira algumas dicas:
- Após enviar o produto a seu cliente, envie um e-mail perguntando o que ele achou do produto, ou mesmo para perguntar se ele recebeu o produto. Afinal, atrasos acontecem, mas você está mostrando sua preocupação para com o seu cliente.
- Pense numa política de troca e devolução, acompanhando sua mercadoria e não somente exposta em uma página perdida dentro de sua loja.
- Crie uma logística reversa para retirar a mercadoria do seu cliente quando houver a devolução por motivo de defeito. O cliente não tem culpa se a mercadoria foi com defeito. Essa ação mostra que a empresa é séria e que se preocupa não somente em vender, mas em solucionar os problemas.
- Responda aos e-mails de seus clientes em um tempo hábil de, no máximo, 24 horas após recebê-lo.
- Envie um newsletter não só comercial, mas de bonificação para o seu cliente, como por exemplo, no aniversário.
- Coloque em seu site a maior quantidade de informações sobre o produto.
- Tenha um sistema que acompanha tudo o que seu cliente fez dentro de sua loja.
- O seu produto é um produto que tem venda única? Então por que não vender acessórios, ou derivados dele para que seu cliente volte à loja?
- Renove o estoque e avise ao cliente.
- Crie programas de fidelidade.
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