Faltam dois anos para a Copa do Mundo no Brasil e já vivemos em clima de ansiedade e expectativa, seja pela sensação de que muito ainda precisa ser feito no que diz respeito a infraestrutura aeroportuária, hospedagem e estádios, seja pela dúvida que se tem sobre a formação de uma seleção competitiva.
Coração de torcedor à parte, é inegável que um evento dessa magnitude abre o leque de oportunidades para as micro e pequenas empresas, que passa por uma série de atividades econômicas, mas acentua-se nos setores da construção civil, turismo, tecnologia da informação e produção associada ao turismo, comércio varejista, agronegócios, madeira e móveis e economia criativa. Em todo o país, são mais de 1.000 oportunidades e que podem despertar o interesse de empreendedores potenciais ou já estabelecidos.
Para isso, é preciso colocar o time em campo, treinar muito e encarar cada momento como uma final de campeonato. Em outras palavras, sair da empresa, buscar capacitação e se preparar para disputar o mercado.
Nesse contexto, vale a consulta de uma cartilha recém-lançada pelo Sebrae/SP, que, de forma simples e direta, apresenta algumas dicas para que o empresário possa se preparar para o jogo, ou melhor, para as oportunidades – como, por exemplo, ter pessoas preparadas para se comunicar em outras línguas; traduzir cardápios, anúncios e fôlderes; conhecer os hábitos culturais das principais nações que participarão da Copa; saber as principais saudações (bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado) no mínimo em inglês e espanhol; e ter, dependendo do segmento, marcas conhecidas internacionalmente.
Mas há um ponto muito importante que deve ser observado pelo empresário e que diz respeito ao hábito do turista estrangeiro em relação ao pagamento de suas despesas, que, mesmo nas mais simples e de baixo valor, opta pelo uso dos cartões de crédito. Aceitar esse meio eletrônico de pagamento será um diferencial da sua empresa no atendimento dos milhares de turistas estrangeiros que virão ao Brasil por conta da Copa do Mundo. Para isso, basta pesquisar no banco e nas credenciadoras (Cielo, GetNet e Redecard), qual é a melhor maquininha para o seu negócio e aquela que oferece as melhores condições de preço, prazos para instalação, assistência técnica e bandeiras aceitas. Aliás, é bom lembrar que uma só maquininha aceita as duas maiores bandeiras internacionais, Mastercard e Visa, por isso pesquisar é muito importante. Para saber mais sobre isso, sugiro a leitura de outro post que fiz para o Blog Mercado ao Seu Alcance, disponível em http://www.sebraemercados.com.br/?p=1957.
Ações dessa natureza serão diferenciais para o seu negócio e certamente ajudarão no seu acesso a novos mercados e às oportunidades geradas pelo fluxo de turismo internacional em nosso país. A partir daí, nos resta torcer, não apenas pelo sucesso da sua empresa, mas também pelo técnico de nossa seleção, que tem uma tarefa bem mais difícil, pois precisa convencer o torcedor brasileiro de que estamos no caminho certo.
Outra indicação é uma coletânea de informações com oportunidades de negócios com a aceitação de cartões de pagamento feita pelo Programa Sebrae 2014:
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¹”Você aceita cartão de crédito?”