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Digitalização nos consultórios contribui com qualidade de vida dos pacientes

Digitalização nos consultórios contribui com qualidade de vida dos pacientes

A tecnologia contribui em diferentes profissões e na saúde, em variadas áreas que vão desde o agendamento de consultas a realização de cirurgias. Veja como a digitalização nos consultórios é importante e traz vantagens aos pacientes e profissionais da saúde!

A digitalização nos consultórios médicos está ocorrendo há algum tempo, porém, vinha de forma mais modesta. Eram usados softwares que conseguiam reunir informações sobre um paciente e apresentar o seu prontuário.

Com a pandemia, as melhores operadoras de planos de saúde e médicos perceberam que isso já não era mais suficiente. Esse fato acelerou a adoção de outras tecnologias que ainda eram pouco utilizadas.

Toda mudança feita vem proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes, pois, acelera o diagnóstico de doenças e melhora o relacionamento com o médico.

A digitalização nos consultórios está sendo adotada de diferentes maneiras, veja algumas delas.

Prontuários integrados nas melhores operadoras de planos de saúde

Quem possui plano de saúde já podem contar com prontuário integrados, ou seja, as informações do paciente não ficam restritas apenas a um profissional de saúde.

Com os sistemas informatizados, todo atendimento pode ser registrado em um software no qual todos os médicos do plano terão acesso. Isso significa que se está fazendo um tratamento com um cardiologista e precisa passar por um nutricionista, ele terá informação do tratamento.

Conhecer o paciente antes que ele chegue ao consultório ajuda a estreitar o relacionamento e a garantir um tratamento mais efetivo, pois, se sabe do histórico.

Comprimento da agenda

Uma das coisas que os pacientes não gostam é de ficar esperando longos períodos no consultório para ser atendido, mesmo com hora marcada.

As agendas informatizadas permitem o agendamento das consultas sem que elas se sobreponham e minimizam os erros. Além disso, quando integradas com o prontuário do paciente, podem identificar o tempo necessário para cada um.

Esses pequenos ajustes, podem fazer uma grande diferença na rotina do paciente, que muitas vezes necessita de repouso e não pode ficar mais do que o necessário nos consultórios.

Telemedicina para encurtar distâncias

A telemedicina, ou atendimento médico por vídeo tem permitido que pessoas que estão em localidades afastadas consigam se consultar com especialistas sem que haja deslocamento. Esse serviço tem sido usado para agilizar atendimentos e aproximar médicos de pacientes.

As melhores operadoras de planos de saúde usam esses recursos em diversas situações e têm conseguido diminuir a presença desnecessária em atendimento de urgência e emergência. Muitas vezes são problemas simples que podem ser diagnosticados e tratados à distância, evitando o desgaste do paciente em hospitais.

A telemedicina não pode ser usada em todas as situações, algumas vezes é necessário que ocorra o atendimento presencial. Entretanto, quando ela atende as necessidades, ajuda o paciente e médico a economizarem tempo.

Diagnósticos mais precisos com o big data

Os médicos contam com a tecnologia como uma grande aliada para realizar diagnósticos em menor tempo e com precisão.

Os sistemas utilizados não apenas armazenam informações dos pacientes, eles cruzam dados com de outros usuários, pesquisas médicas e outros para fazer um diagnóstico mais preciso.

É possível que sejam apontados possíveis tratamentos com base nos dados coletados e características dos pacientes. Por exemplo, se o big data nota que pessoas obesas com tonturas e dores de cabeça apresentam pressão alta, poderá indicar o mesmo problema se o paciente tiver os mesmos sintomas.

Além disso, poderá mostrar quais são os tratamentos que estão trazendo melhores resultados para esse grupo.

Acompanhamento integral do paciente

Mesmo sem contato direto com um paciente os médicos conseguem saber como ele está e fazer o monitoramento. Algumas das melhores operadoras de planos de saúde já adotam a internet das coisas na rotina dos tratamentos.

Um paciente diabético que precisa controlar o seu nível de glicose, consegue fazer isso com o uso da tecnologia. Um dispositivo junto a ele faz a medicação e envia notificações para o celular e alertas de quando é preciso administrar insulina.

O médico consegue receber o relatório de tudo o que está acontecendo e faz o acompanhamento mesmo a distância. Esses mesmos recursos são usados para acompanhar outras doenças.

Melhora na experiência do paciente

Quem precisa se consultar já consegue perceber os benefícios da digitalização antes mesmo de marcar uma consulta. A tecnologia permite fazer isso de forma online em poucos minutos.

Ao chegar ao local, o tempo de espera é curto e o médico consegue conhecer o paciente e seus histórico com base nas informações que foram coletadas antes por outros profissionais de saúde.

Não existe o desgaste de ter de explicar toda a história novamente, apenas incluir informações necessárias. O diagnóstico é muito mais rápido e preciso sem deixar pontos importantes de lado.

A tecnologia tem permitido que os pacientes cuidem melhor da sua saúde e tenham uma experiência diferenciada ao frequentar os consultórios. Para isso é preciso que clínicas e hospitais, bem como outros profissionais da saúde continuem investindo em novos recursos.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br

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