Embora o marketing B2B e B2C sejam diferentes, eles compartilham das mesmas metas e objetivos. Portanto, para que tenha uma espécie de válvula de segurança e saiba em qual ‘terreno pisar’ ao longo destes processos e escolhas, siga com a leitura!
Este artigo explicará as diferenças fundamentais entre os conceitos, juntamente com orientações e considerações para cada um. Verá que não é um bicho de sete cabeças e que todos podem usufruir dos benefícios.
Qual é a diferença entre marketing B2B e B2C?
As técnicas de marketing business-to-business (B2B) e business-to-consumer (B2C) estão focadas em atrair dois públicos distintos. O primeiro se refere a empresas que estão focadas na aproximação para com outras empresas. Alguns exemplos incluem:
- Software;
- Equipamentos de fabricação para câmaras de refrigeração e;
- Serviços de reparo de longa distância.
B2C estão focados nas necessidades e interesses de seus clientes que, geralmente, são pessoas físicas. Pense em pastas de dente, supermercados e aplicativos de jogos para smartphones. Embora também possam atrair outras empresas, a maior parte de sua base de vendas e lucros vem de consumidores.
Há casos em que as iniciativas B2B e B2C acontecem ao mesmo tempo. Por exemplo, alguém especializado em pintura industrial, pode fazer uma consultoria para auxiliar as empresas e indústrias, qual o melhor tipo de pintura para cada local.
No nível superficial, as campanhas de marketing B2B e B2C compartilham as mesmas práticas técnicas e comportamentais. No entanto, existem várias diferenças estratégicas que separam as campanhas B2B e B2C.
Volume potencial de vendas
Enquanto as empresas B2C podem lançar uma ampla rede e ainda esperar um retorno do investimento sólido em suas campanhas, as marcas B2B não têm a mesma vantagem. Isso ocorre porque seus produtos são destinados a empresas e, normalmente, esta movimentação é menor.
Embora a especificidade seja fundamental para ambos, o marketing B2B precisa se aprofundar nos mais variados setores, tamanho das empresas, receitas aproximadas e muito mais quando precisa escolher seu público-alvo.
Volume de vendas necessário para atingir as metas
Como os produtos B2C são vendidos a um preço mais baixo, devem inserir nas metas um número significativo de compras para chegar aos objetivos. Isso se reflete na frequência e variedade de seu marketing.
Até mesmo os canais que eles usam oferecem apelo de massa. Anúncios em podcasts, em redes sociais e até mesmo em outdoors são excelentes exemplos disso.
Por outro lado, os produtos B2B tem valores robustos e precisam de menos anúncios e mais direcionamentos para obterem lucro. Esses tipos de campanhas dependem mais de atingir qualidade do que a quantidade de público.
Cronograma de tomada de decisão
Ambos os conceitos precisam fazer com que os clientes realizem as próximas ações. A diferença é que, para o público B2C, isso tem a ver com fazer uma compra, enquanto os compradores B2B tomam decisões a longo prazo.
Embora o público B2C possa fazer pesquisas adicionais, o tempo necessário para ler resenhas ou assistir resenhas no YouTube é muito mais rápido do que o outro. Gostou do nosso conteúdo? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais