Marketing 5.0 utiliza todas as capacidades tecnológicas para compreender comportamentos e entregar valor para os clientes durante a sua jornada de compra. Segundo Philip Kotler, os profissionais de marketing e vendas enfrentam alguns desafios.
O primeiro deles é a convivência com diferentes gerações. Se de um lado estão os chamados Baby Boomers e a Geração X, que dão valor à posse de bens, de outro estão as gerações Y, Z e Alfa que querem uma experiência positiva. Como alinhar sua estratégia de marketing com públicos tão diferentes? Conhecendo o seu cliente. É preciso entender com quem você está falando, quem influencia e toma a decisão da compra.
Além disso, assim como na sociedade, existe uma polarização nos mercados. As marcas e empresas precisam se posicionar, trabalhar sua presença online com credibilidade e autoridade. Outro desafio que Kotler cita é o uso de todas as aplicações, como Internet das Coisas e realidade aumentada. O potencial é enorme, mas muitos ainda se restringem ao uso da internet para pesquisa ou contatos.
Dicas para lidar com esses desafios?
- Entenda a jornada do seu cliente;
- Utilize as tecnologias para promover uma melhor experiência;
- Analise constantemente os dados;
- Tenha agilidade no atendimento e utilize os canais digitais que tem relação com o seu cliente.
https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/marketing-5-0-inteligencias-a-servico-da-experiencia-do-cliente
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