Sempre que uma empresa passa por uma crise de negócios, ela começa a olhar para todas as suas opções, e muitas estão passando por essa situação devido a pandemia.
O pior que pode acontecer para as empresas durante a crise atual? O pedido de falência.
Enquanto empreendedores em todo o mundo procuram maneiras de manter o seu negócio durante a pandemia, os fluxos de caixa estão secando e a produção está paralisada.
As empresas estão precisando se reinventar. Os negócios na área de educação, por exemplo, estão mais do que nunca investindo no ensino a distância.
Você pode facilmente encontrar desde opções de cursos livres de artesanato até pós-graduação de nutrição EAD. Ou seja, isso mostra como o mercado está preocupado em atender os seus clientes e oferecer soluções para o momento atual.
No entanto, para muitos, a pandemia significa que a possibilidade de falência passou de último recurso para realidade. Porém, existem outras alternativas a serem consideradas.
Continue lendo para conferir algumas dicas de administração que podem ajudar sua empresa a gerenciar dívidas existentes, salvar a imagem de sua marca e evitar o pedido de falência!
Dicas para manter o seu negócio durante a crise
A crise atual pode prejudicar as empresas de diversas maneiras. Com o acúmulo de dívidas, você e a sua empresa podem ter a imagem prejudicada, o que torna infinitamente mais difícil obter financiamento futuro de credores.
Também mancha sua reputação e pode afetar negativamente a retenção de clientes. Dito isso, vamos dar uma olhada em algumas etapas que você pode seguir agora para ajudar a evitar essa situação.
1. Elimine as despesas não essenciais
Comece examinando seu orçamento com um pente fino. No momento, você está pagando por alguma despesa que não precisa?
Veja alguns exemplos:
- Associações de funcionários à academia;
- Almoços de funcionários;
- Despesas de viagem desnecessárias;
- Planos telefônicos caros;
- Eventos de equipe fora do local;
- Carros da empresa / transporte pago;
- Melhorias de escritório moderno.
Considere maneiras de eliminar esses custos e substituí-los por alternativas de preço mais baixo. Por exemplo, calcule o que você poderia economizar se trocasse seu plano de telefone por uma solução mais de acordo com o seu orçamento atual.
2. Priorizar pagamentos de dívidas
Embora existam diversos motivos para o sucesso ou fracasso das empresas, o principal que pode levar uma empresa à falência é o acúmulo de dívidas. Uma maneira de evitar isso é priorizar seus pagamentos acima de tudo.
Isso significa saber quais contas pagar primeiro e em que ordem. Independentemente de sua situação financeira, existem certas dívidas que você deve pagar a tempo para proteger seu negócio.
Na maioria das vezes, isso significa priorizar seus pagamentos de juros altos.
Entre outros, incluem:
- Impostos sobre os salários;
- Folha de pagamento;
- Contas de serviços públicos;
- Contas de telefone;
- Empréstimos;
- Aluguel comercial.
Deixar de pagar qualquer um dos itens acima pode significar a perda total do seu negócio. Mais abaixo, você encontrará opções menos urgentes de dívida empresarial, incluindo:
- Publicidade e Marketing;
- Entretenimento;
- Assinaturas e taxas;
- Reparos e manutenção.
3. Atualize seu plano de negócios
Agora é o momento ideal para examinar mais de perto o plano de negócios que você elaborou anos atrás. Embora possa ter sido o documento que o ajudou a obter financiamento inicial, ele pode ser atualizado.
Dito isso, não tenha medo de reescrever sua visão. A nova versão deve refletir o estado atual do seu negócio, incluindo os seguintes aspectos:
- Sua estratégia empresarial;
- Sua estratégia de vendas e marketing;
- Seu plano operacional;
- Seu orçamento de despesas de capital;
- Suas previsões e projeções de fluxo de caixa.
Ao longo do caminho, se sua situação financeira continuar a mudar, volte e revise o que você alterou.
Em última análise, você deseja manter seu plano de negócios o mais atualizado possível para ajudá-lo a evitar dívidas e a falência.
4. Fale com seus credores
Às vezes, alguns telefonemas podem fazer toda a diferença. Mantenha contato próximo com todos os seus fornecedores e credores e seja o mais transparente possível sobre sua situação financeira atual.
Peça pagamentos mensais mais baixos. Informe que você está pensando em entrar com pedido de falência, mas gostaria de encontrar uma alternativa. Eles podem estabelecer um plano de pagamento que o ajudará a se recuperar.
Na mesma linha, estenda a mão a todos os detentores de contratos e tente renegociar para termos mais favoráveis.
Em seguida, obtenha orçamentos adicionais para quaisquer serviços que você esteja usando atualmente e que não estejam sob um contrato formal.
Conclusão
Quer se trate da pandemia de coronavírus ou outra crise, qualquer circunstância imprevista pode colocar sua empresa em uma situação financeira terrível.
Quando isso ocorre, o pedido de falência pode parecer uma saída atraente. No entanto, saber como evitar a falência de uma empresa pode evitar muitos custos diretos e indiretos.
As dicas acima são um ótimo ponto de partida e esperamos que elas te ajudem a tomar as decisões necessárias para manter a sua empresa!