Assim como ocorre com as outras redes sociais, existem formas de como vender pelo TikTok para alcançar melhores resultados. Mas é necessário entender o funcionamento da plataforma e elaborar estratégias de vendas que realmente funcionem.
O TikTok foi lançado na China em 2014 e se chamava Musical.ly. Originalmente foi desenvolvido como um aplicativo para dublar músicas. Três anos depois, a empresa foi vendida para a ByteDance. Desse ano para cá, várias mudanças ocorreram e em 2019 o aplicativo começou a se popularizar de maneira impressionante.
O TikTok não para de crescer e atualmente é a quarta maior rede social do mundo. A mesma também se tornou um fenômeno aqui no Brasil, país que já é o segundo maior do mundo em número de usuários ativos.
Mas a plataforma vai além da diversão. Já que o aplicativo é utilizado como ferramenta de produção de conteúdo, se torna uma grande oportunidade para uma boa estratégia de marketing. Inclusive muitas empresas de diversos segmentos têm se aproveitado da popularidade do app e das funcionalidades para alcançar os clientes.
Como vender no tiktok
Existem várias possibilidades de ter ganhos na plataforma, mas realizar vendas utilizando boas estratégias podem fazer o seu negócio alavancar. Além disso, essa rede social pode ser usada como uma forma de tornar a sua marca conhecida.
É importante lembrar que a sua biografia é o ponto de partida para uma boa comunicação. Na BIO é necessário conter todas as informações relevantes de seu negócio, para passar uma boa impressão para o seu público.
Nesse local também já é possível adicionar um link. Com isso, abre-se uma grande oportunidade de poder inserir o endereço de site da sua empresa, de uma página específica ou mesmo de outras redes sociais.
Mas além disso, existem vários passos que são necessários para começar bem e ter resultados, vejamos aos principais:
- Entenda sobre o seu público: é importante que você entenda quem é o seu público, a fim de direcionar os conteúdos para eles. Além disso, invista na qualidade dos seus vídeos, um aspecto que é fundamental para os resultados.
- Use SEO nos seus conteúdos: existem um conjunto de técnicas que ajudam para que os conteúdos alcancem as pessoas que estão interessadas em temas semelhantes. Então, busque entender como funciona e utilize essas técnicas.
- Parcerias com influenciadores: uma ideia bem legal para alcançar resultados na rede social são as parcerias. Mas elas precisam ser feitas com influenciadores que tenham uma quantidade de seguidores significativa. E também que tenha um público compatível com o seu interesse de publicidade.
- Acompanhe as métricas: o TikTok tem uma ferramenta própria para acompanhar o desempenho das ações na plataforma, que se chama de TikTok Analytics. Um painel onde é possível obter dados completos sobre o desempenho da conta e também de dados individuais dos vídeos. É importante acompanhar essas informações sempre e elaborar estratégias para melhoria das estratégias.
- Invista em anúncios: Investir em anúncios faz parte de uma estratégia de sucesso de muitas empresas. Mas é importante que tenha um bom planejamento estratégico, para que a mesma ocorra da melhor forma. Além disso, é importante conhecer os seus objetivos e também definir um orçamento para as campanhas.
Como usar o TikTok para empresa?
O Tiktok é um excelente ferramenta para a criação e produção de conteúdos em vídeos, que na sua maioria são divertidos e que facilmente rivalizam na web. É importante saber que os vídeos curtos podem impactar mais facilmente, uma vez que as pessoas tendem a assistir por completo.
A utilização do TikTok para as empresas despertou o interesse de empresários que buscavam novas estratégias de marketing. Segundo os utilizadores da ferramenta, a plataforma entrega os conteúdos de forma mais assertiva e coerente.
Outro ponto importante é que atualmente é possível fazer a integração do TikTok com outras plataformas de comércio eletrônico, também já é possível se conectar ao WhatsApp Business, por exemplo. Dessa forma, a plataforma está mais prática e funcional e isso facilita muito.
A possibilidade de inserir Hastags também é algo positivo, já que seus conteúdos podem alcançar as pessoas que realmente querem conteúdos igual aos seus.