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Descubra como usar as redes sociais para alavancar suas vendas

Descubra como usar as redes sociais para alavancar suas vendas

Se você possui uma empresa ou negócio online, e não está usando as redes sociais em sua estratégia de marketing, é necessário repensar a forma que você está alcançando seu público.

Praticamente, você está deixando dinheiro na mesa.

E antes de afirmar que é algo muito complexo, hoje esse artigo tem a missão de mostrar que usar as redes sociais é algo básico, e extremamente fácil de implementar em sua estratégia de marketing.

Veja como começar ainda hoje a criar publicações em seus perfis online, e entenda a importância de ter uma conta em uma de cada rede social que se enquadra em sua estratégia.

Hoje também damos uma dica sobre um editor de vídeo sem marca d’água, para você começar a usar ainda hoje.

Nota: Se você não é iniciante no assunto e está buscando algumas dicas avançadas, vá direto ao “Maior desafio”.

Por que usar as redes sociais?

No modelo tradicional de negócio, você abre uma loja e espera os clientes virem, ou você prospecta seus clientes pouco a pouco, arcando com os gastos do processo.

No modelo online, você não tem um local geográfico fixo, e pessoas de todos os lados, e cidades diferentes, compram de você. 

Você consegue prospectar mesmo “estando parado”.

Não estou falando que algum modelo não funcione ou que seja ruim. Mas é evidente que existe uma alternativa de baixo custo ao usar qualquer modelo online de negócio.

Quando você usa as redes sociais, você basicamente forma uma audiência em um ponto (como se fosse uma loja, mas é uma página) e as pessoas conseguem conhecer sua marca e acessar seu site através de suas publicações.

Com o uso recorrente, aos poucos sua área de influência cresce, e com isso você se torna mais conhecido – graças aos seguidores e pessoas que curtem ou recomendam seu conteúdo a outras pessoas.

Tudo isso é feito de maneira orgânica, sem custo. Mas você pode investir em anúncios e aumentar o tráfego de pessoas em sua página e o volume de pessoas que recebem suas publicações

Mais adiante, falaremos um pouco dos vídeos e materiais a serem publicados nas redes sociais.

Sendo visto e lembrado

Se você faz publicações e postagens recorrentes na página que você gerencia, as pessoas estarão sempre se lembrando de sua marca.

Afinal, sempre que entrarem ou mexerem em seus feeds, elas vão ver uma publicação sua, e até interagir com ela. E consequentemente, vão ser direcionadas ao seu site ou página web específica.

Como funciona?

As pessoas que interagem com sua página são direcionadas ao seu site ou página de vendas através dos links que você publica (você adiciona um link específico em suas imagens e vídeos publicados).

Mas lembre-se: antes de sair postando sem nenhuma estratégia ou objetivo, entenda primeiro quais redes e mídias combinam com seu negócio. 

O famoso “postar por postar” não te dará resultado algum.

Gerando conexão com as pessoas

Nem todos os motivos para usar as redes sociais são necessariamente comerciais.

Muitas empresas usam as redes sociais para compartilhar vídeos e conteúdo que mostram sua história e sua missão.

Já muitas empresas divulgarem no linkedin vídeos de projetos e de eventos solidários. 

Usando conteúdo adequado, com boas práticas de storytelling, as pessoas se sentem mais conectadas a sua causa. Para isso funcionar, você não pode estar sempre oferecendo um produto. 

Dica: Para entender melhor desse assunto, estude o famoso funil de vendas e os estágios da jornada de compra

Por esse motivo que muitas empresas criam programas no Youtube, com conteúdo semanal, de qualidade.

Bom, agora finalmente vamos para a seção mais avançada da análise de hoje.

O maior desafio: O problema das multiplataformas

Quando falamos de estratégias de publicação em redes sociais, uma das primeiras objeções dos profissionais que gerenciam essas páginas é o trabalho árduo postar e criar conteúdo para todas elas.

Estamos falando de fazer vídeo no Youtube, post no Facebook e mini aulas nos stories do instagram. 

Parece fácil, mas ao tornar isso uma tarefa diária é fácil se perder. Isso sem falar da queda da qualidade do material, que é o resultado da baixa produtividade da equipe ou do profissional de marketing.

Mas vamos trazer duas soluções para facilitar sua vida:

  1. Editor de vídeos online – para todos formatos que precisar

Existem hoje ferramentas que são capazes de editar e exportar vídeos para todos os formatos padrões de redes sociais.

Na Invideo, por exemplo, você consegue em uma mesma plataforma editar e fazer um vídeo para Facebook e para o Youtube – ou a plataforma de anúncios do Youtube Ads.

Uma ferramenta como essa permite que você edite vídeos sem a ajuda de experts da área, facilitando o processo para que seu projeto ou campanha saia ao ar.

Para quem precisa de um editor de vídeo sem marca d’água, essa é uma excelente opção.

Não deixe de explorar essas e outras ferramentas que capacitam seu time a desenvolver mais vídeos em menos tempo (e com mais qualidade).

  1. Automação das publicações

Sabia que é possível programar suas publicações e até mesmo duplicar postagens estratégicas?

Em ferramentas como a Hootsuite, você pode gerenciar um calendário editorial de todas as redes sociais que sua marca/empresa possui um perfil ativo.

Usar ferramentas de automação e gerenciamento de postagens evita o famoso “infelizmente, esquecemos de fazer a publicação de hoje”.

Se o arquivo em anexo não for grande (como fotos e vídeos pequenos), você consegue deixar as postagens de um mês inteiro pré programadas.

Adotar uma ferramenta como essa vai agilizar seu processo de postagens, e vai permitir maior organização por parte do seu time de marketing.

3 Estratégias para colocar em prática nas suas redes sociais

Agora que você já está ciente do poder das redes sociais, e está usando as melhores ferramentas de edição e gerenciamento de posts, precisamos te passar essas 3 dicas incríveis.

  1. Usando melhor o Instagram

Assim que você cria um perfil no Instagram, você não consegue inserir links para que as pessoas cliquem. Você só consegue isso depois de conseguir 10 mil seguidores.

Mas existem formas de ser notado, mesmo tendo poucos seguidores.

É possível colocar nas imagens o nome da sua empresa e do site. Certifique-se de colocar cores e fontes chamativas, para que o nome seja notado.

Mas a estratégia mais usada pelas pessoas que não tem os 10 mil seguidores, é convidar o público a acessar seu link da bio.

Mas existem maneiras certas de fazer as pessoas ficarem curiosas sobre o que você possui no seu link da biografia, e vamos falar disso agora.

  1. Não esqueça de CTA, jamais!

Você tem que desenvolver uma chamada de ação (Call to action) se quiser que as pessoas visitem sua página.

E isso não serve somente para o Instagram.

A vantagem deve ser explícita. Você promete algo e a pessoa vai atrás dessa “recompensa”. 

Por exemplo: Em uma das publicações você coloca alguma dica sobre ferramentas de edição de vídeo. Na descrição da publicação, você pode (e deve) colocar, “para conhecer mais 5 dicas sobre produção de vídeos, acesse o link da Bio e fique por dentro de nossos tutoriais”.

Entendeu como funciona? Observe como outras empresas fazem lá no Instagram e em outras mídias.

  1. Conteúdo exclusivo 

Por algum motivo especial, as pessoas ficam entusiasmadas com conteúdos exclusivos.

Você pode prometer um determinado conteúdo ou aula para seu público, se eles assinarem sua newsletter por exemplo. E aumentar sua base de e-mails é ótimo para conseguir novos clientes.

Ao afirmar que o conteúdo será algo exclusivo ou limitado, isso aumenta as chances deles se interessarem pela sua oferta.

Mas não se esqueça: sempre que prometer cumpra o que foi estabelecido, e procure surpreender a audiência. Se as pessoas acharem que o conteúdo foi uma porcaria, não vão querer continuar a consumir seus vídeos e produtos.

Dica final

Não se esqueça que o sucesso para obter mais seguidores e curtidas, é saber compartilhar e divulgar seu conteúdo.

Use ferramentas como o Invideo para publicar conteúdo em plataformas diversas, de maneira customizável, poupando seu tempo. 

Além de prático, é um excelente editor de vídeo sem marca d’água.

Procure usar as melhores estratégias para cada rede social, afinal, uma mesma regra não se aplica em todos os cenários.

Hoje já demos algumas dicas para o instagram. Mas aprenda também sobre o Youtube e outras redes como o Linkedin.

 

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