Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

De olho nos animais de estimação

De olho nos animais de estimação

De olho nos Animais de Estimação

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente a população brasileira de animais domésticos alcança 106,2 milhões.

O amor pelos bichos de estimação gera oportunidades: o mercado pet gera mais de 3 milhões de empregos no Brasil e movimenta R$ 16,4 bilhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Em média, cada família gasta R$ 350 por mês com os animais, o que concede ao Brasil a segunda colocação entre os maiores mercados consumidores de produtos e serviços pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Surfando nessa onda, empreendedores investem em tecnologia e novas ideias para atender às necessidades dos consumidores e de seus animais.

São produtos e serviços envolvendo alimentação saudável, acessórios tecnológicos, cosméticos, hospedagens, academias de ginásticas, entre outros.

A proprietária da Gatolino Bebedouros, de Santos, Katia Cristiane de Zutter Libardi, detectou um nicho de mercado na fabricação e venda de bebedouros para gatos. A ideia veio a partir de uma conversa com um amigo, que relatou os problemas renais do seu gato porque o animal não bebia muita água. Depois de assistir a um vídeo na internet que ensinava como fazer um bebedouro caseiro, Katia testou a novidade com seus gatos. E eles realmente beberam mais água do que o normal. “Criei o meu próprio produto, mudei algumas coisas no design e iniciei a venda pela internet. Os materiais de alumínio e plástico vêm de empresas terceirizadas e só fazemos a montagem dos bebedouros. Hoje, tenho um site de e-commerce e também vendo pelas redes sociais. Comercializo, em média, quatro bebedouros por dia. Além disso, ofereço também outros produtos artesanais como almofadas e placas decorativas para enfeitar a casa”, afirma.

Apesar de a ideia não ser totalmente nova no mercado – uma vez que existem produtos semelhantes à venda – os diferenciais da Gatolino, que nasceu em 2013, são o preço e o atendimento.

“Procuro ouvir meus clientes para saber o que estão achando dos produtos, o que deve ser adaptado e se existe alguma necessidade não atendida. Meu diferencial é o preço, que é bem abaixo dos concorrentes, e o atendimento personalizado via redes sociais”, aponta Katia. Segundo o consultor da Unidade

Desenvolvimento e Inovação do Sebrae-SP, Renato Fonseca de Andrade, é muito importante observar as reações dos clientes para adotar inovações. “O consumidor sinaliza suas necessidades com simples comentários durante uma compra na pet shop ou em um fórum sobre o tema na internet. Então, é muito importante que o empreendedor preste atenção nisso para ter uma ideia que transforme essa necessidade em negócio”, afirma.

Para Andrade, o primeiro passo para o empresário começar a inovar é responder à seguinte pergunta: como posso resolver essa(s) questão(ões)?

Antes de abrir a empresa, Katia procurou o Sebrae-SP para tirar dúvidas sobre patentes de produtos e outras questões de gestão. “Participei de palestras e de cursos de marketing que me ajudaram a aumentar as visitas no Facebook e a melhorar as vendas. Atualmente, forneço produtos para apenas duas lojas pet de Santos, mas a meta é aumentar o número de distribuidores e elevar a produtividade”, avalia.

Não deixe de acessar os sites do Sebrae e aprimorar seus conhecimentos sobre mercado e empreendedorismo.

Acompanhe mais matérias como essa no Sebrae Mercados.

You must login to add a comment.

Posts relacionados