A criação de conteúdo é essencial para as empresas que querem atrair mais clientes e obter mais vendas e conversões.
Criar um ótimo conteúdo requer esforço, organização e planejamento, por isso, a criação de conteúdo deve levar em consideração alguns fatores.
Mas que fatores são esses? É o que você verá nesse post. Confira como fazer a criação de conteúdo em 3 etapas simples aqui!
O que é criação de conteúdo?
A criação de conteúdo é o processo de identificar um novo tópico sobre o qual você deseja escrever, fazer um vídeo ou falar sobre, como no caso de um podcast.
Esse processo também envolve a edição e planejamento do conteúdo, duas etapas fundamentais para garantir que ele seja de qualidade e relevante para o seu público.
Como o conteúdo pode assumir muitas formas — postagens em blogs, vídeos, e-books, posts nas redes sociais e anúncios, para citar alguns — o processo de criação de conteúdo pode não ser tão simples quanto parece.
No entanto, fazê-lo é essencial para que o seu negócio seja impactado positivamente.
Criar um ótimo conteúdo começa com um planejamento bem estabelecido. Continue lendo esse post para saber como criar conteúdo de qualidade!
O que é um criador de conteúdo?
Antes de falarmos sobre o processo de criação de conteúdo, vamos começar com o básico, afinal, o que é um criador de conteúdo?
Um criador de conteúdo refere-se a alguém responsável pela idealização, criação e distribuição de conteúdo que conecta uma marca ao seu público-alvo.
O objetivo deles é criar conteúdo atraente e envolvente que capte a atenção dos usuários para direcionar o tráfego do site, as conversões e as interações com sua marca em plataformas como redes sociais, blogs, etc.
Hoje, os criadores de conteúdo digital ganham bastante atenção quando conseguem atrair milhares de pessoas, como é o caso dos youtubers famosos.
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Os criadores de conteúdo digital produzem conteúdo em qualquer plataforma ou canal. Desde conteúdo em formato de vídeo, como posts em um blog, nas redes sociais, e muito mais.
Dicas de como fazer a criação de conteúdo
- Pesquise palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é uma maneira fantástica de descobrir se seu público está falando sobre um tópico.
Além disso, a pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a descobrir novas oportunidades de conteúdo que você pode não ter considerado por conta própria.
- Obtenha opiniões dos clientes
Perguntar aos seus clientes pode parecer uma maneira simples de ter uma ideia, mas muitas vezes há perguntas não respondidas que eles têm sobre seu produto ou seus posts que você pode responder.
A criação de conteúdo em torno dessas perguntas terá um efeito direto e significativo em seus clientes existentes.
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- Entenda o seu público-alvo
Como profissional de marketing, sua primeira responsabilidade é entender seu cliente.
Então, quando você estiver procurando por novas ideias, pense no que seu cliente pode achar interessante, interessante ou útil.
Em seguida, explore como essas ideias podem funcionar com sua estratégia de conteúdo.
- Observe a concorrência
Como criador de conteúdo, você deve sempre estar ciente dos tópicos sobre os quais seus concorrentes nomeados e não nomeados estão escrevendo em seu espaço.
Entender como seus concorrentes abordam um tópico ajudará você a diferenciar a voz, a abordagem e o conteúdo de sua marca dos deles, identificar lacunas na estratégia de conteúdo e ajudar seu conteúdo a se destacar no processo de vendas.
Ao terminar a fase inicial da criação de conteúdo e saber sobre qual tópico você quer escrever, o próximo passo é planejar o que você vai criar.
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Como planejar o conteúdo em 3 etapas
Etapa 1: Decida qual o melhor formato
O primeiro passo no planejamento do seu conteúdo é decidir qual o melhor formato para o tipo de conteúdo que você quer criar.
Algumas ideias se encaixam melhor com o formato de vídeo, já outras são melhores como posts de blogs ou redes sociais.
Você pode obter muitos insights investigando quais tipos de conteúdo já foram criados em torno do seu tópico.
Por exemplo, digite sua ideia de tópico (ou palavra-chave) no Google e veja que tipo de conteúdo aparece na primeira página.
Esse conteúdo tende a ter mais vídeos sobre o assunto, posts de blogs, infográficos ou até mesmo podcasts?
Observe o que mais aparece e leve isso em consideração antes de decidir o formato do seu conteúdo.
Etapa 2: Quem é o seu público-alvo?
Na segunda etapa da criação de conteúdo é preciso saber quem é o público-alvo para criar conteúdo que ressoe com eles.
Faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Qual persona estou segmentando com este conteúdo?
- Em qual estágio da jornada do comprador esse conteúdo se encaixa?
- Quanto tempo e dinheiro posso investir na criação deste conteúdo?
- O conteúdo que estou criando é relevante?
- Como esse conteúdo se encaixa na minha estratégia de conteúdo?
- Quais clientes esse conteúdo ajudará?
Depois de ter seu plano em prática, você pode começar a criar seu conteúdo.
Etapa 3: Criando o conteúdo
Utilize os planos que você fez e as ideias que você fez para produzir um produto final fenomenal.
Se você configurou as etapas 1 e 2 de forma eficaz, deve ter tudo o que precisa para criar um conteúdo incrível.
Mas, ao escrever, filmar, projetar ou produzir, lembre-se de que a criação de conteúdo é um processo contínuo.
Se você perceber que algo está errado com o ângulo que você decidiu adotar ou o formato de conteúdo que você decidiu, não tenha medo de mudá-lo a qualquer momento.
Esse processo deve ser fluido e pode precisar de ajustes à medida que você obtém novas informações sobre seus clientes.
Conclusão
Após fazer toda a criação de conteúdo para o seu canal do YouTube, perfil de rede social, blog ou outra plataforma, não esqueça de analisar os resultados.
Em todas essas plataformas há diversas maneiras de acompanhar o andamento do seu conteúdo, métricas como alcance, número de visitantes, comentários, visualizações, etc. te ajudam a melhorar o seu planejamento.
Utilize essas informações ao seu favor e veja como você pode melhorar a sua criação de conteúdo hoje!
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