A Cosmoprof, a maior feira de beleza do mundo, reuniu 2.700 marcas e mais de 220 mil participantes de todo mundo, em Bologna, na Itália. Com tamanha magnitude, ela é considerada uma espécie de bússola que indica os caminhos do mercado do setor.
Anualmente, apresenta o CosmoTrends, estudo realizado em parceria com o escritório de tendências Beautystreams que analisa centenas de lançamentos da feira e cria um guia com as tendências mais importantes para os próximos anos. A última versão do relatório destaca:
– Produtos com menos consumo de água, “waterless”: devido ao grande risco mundial de escassez hídrica, escolhas sustentáveis são necessárias. Assim, as marcas conscientes buscam diminuir o uso da água em suas formulações, utilizando óleos naturais e outros ingredientes botânicos. O resultado são lançamentos de produtos em forma sólida e em pó.
– Produtos que ofereçam novas experiências sensoriais: texturas criativas são ponto forte a fim de tornarem a rotina diária de cuidados pessoais mais divertida e prazerosa.
– Produtos personalizados: hoje, os consumidores buscam cada vez mais soluções específicas para suas necessidades. A Inteligência Artificial entra em cena e permite a individualização dos produtos, com recomendações personalizadas de uso.
– Produtos para embelezar os cílios: o foco no olhar cresceu ainda mais com o uso de máscaras por causa da Covid-19 e a indústria também mira nesse mercado lançando vários produtos para tratamento e embelezamento dos cílios.