Com a entrada da indústria no período pós-pandêmico, certos setores se destacam pelo crescimento rápido e potencial para recuperação. É o caso do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Segundo a ABIHPEC, no primeiro semestre de 2022, o setor registrou um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas ex-factory, se comparado ao ano anterior, em 2021. Os dados são um forte indicativo da rápida recuperação deste segmento da indústria.
Esse movimento vem acompanhado da aceleração da transformação digital e do surgimento de lojas de cosméticos virtuais e marketplace.
Um dos pontos que mais interessantes dentro do setor de cosméticos é a grande quantidade de produtos que podem ser comercializados. Segundo a sétima edição do Beauty Plan 2022, importante estudo anual do setor da beleza no Brasil, produtos para os fios (61%), cosméticos para limpeza facial (56%) e perfume (51%) são os produtos preferidos, segundo as mulheres entrevistadas. O Brasil ocupa a posição de quarto maior mercado consumidor mundial de produtos de beleza.
Uma das tendências que refletem no crescimento do setor trata-se da k-beauty; focada em produtos que fazem parte ou são inspirados nas rotinas de beleza coreana. Além disso, itens luxuosos como Good Girl, Carolina Herrera, ou Sì Passione são algumas das opções facilmente reconhecíveis para o público-alvo.
A adoção de práticas sustentáveis, como a utilização de embalagens eco-friendly e a busca por ingredientes naturais, também são aspectos valorizados pelos consumidores e que se destacam dentro do mercado.
Com uma ampla gama de opções e produtos diferentes, as lojas virtuais se tornaram fundamentais pensando no ponto de praticidade, permitindo que o cliente encontre tudo o que está buscando do setor em um único local. Por isso, é fundamental mapear as dores e necessidades dos clientes e compradores, com o objetivo de oferecer soluções interessantes.
Lojas virtuais demandam cuidados específicos, especialmente por se tratar de um segmento regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Alguns registros e autorizações são necessários para revender produtos importados ou de outras marcas.
Outras medidas mais gerais são importantes para o setor de cosméticos e isso vale para empreendimentos de qualquer segmento. Estar licenciado para emitir notas fiscais, ter um site bem estruturado e um processo de venda claro são alguns dos pontos indispensáveis.
O setor de beleza no Brasil é um dos mais dinâmicos e em constante crescimento. Com uma população que valoriza a aparência e investe em cuidados pessoais, o mercado brasileiro oferece uma ampla variedade de produtos e serviços para atender às demandas dos consumidores.