CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Coronavírus: Como pequenas empresas no exterior estão sobrevivendo

Coronavírus: Como pequenas empresas no exterior estão sobrevivendo

O impacto que a pandemia do novo coronavírus vem causando está se alastrando cada vez mais, com efeitos graves sobre a economia e afetando a sobrevivência de pequenas empresas.

Durante esse período, muito tem sido feito para minimizar os efeitos da crise sobre os pequenos negócios.

Porém, sabemos que isso não é o suficiente para resolver os problemas que estão por vir.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas informações importantes e dicas essenciais para que a sua empresa possa, não apenas sobreviver, mas também sair dessa fase ainda mais fortalecida.

Então acompanhe com muita atenção, pois esse pode ser o primeiro passo para que você consiga dar a volta por cima. Vamos começar!

Como pequenas empresas de outros países estão fazendo para sobreviver?

A maioria das pequenas empresas ao redor do mundo tem sofrido com uma onda de cancelamentos em massa de serviços, principalmente daqueles que não estão nas categorias essenciais.

Esse é um dos motivos que tem levado os pequenos negócios a sofrer com seus fluxos de caixa e com a escassez de vendas. Isso não só no Brasil, mas em todas as partes do mundo!

Cada país tem tomado as medidas que visam ser mais relevantes, de acordo com suas situações e o momento da crise que estão enfrentando.

A câmara de comércio dos EUA, por exemplo, reuniu uma série de recursos para auxiliar às pequenas empresas a sobreviver, tais como:

  • Guia de orientação com ferramentas práticas para as empresas manterem a segurança e criarem um plano de comunicação eficiente;
  • Guia de orientação para solicitar empréstimo, caso necessário;
  • Entre outras indicações de programas que prestam assistência financeira para empresas que estão sendo impactadas por conta do COVID-19.

Isso, além de outras medidas governamentais que estão sendo implementadas para conter a desaceleração econômica e ajudar pequenas empresas a sobreviver.

Aqui no Brasil diversas medidas também estão sendo tomadas para ajudar os empresários a atravessar essa crise, vejamos algumas delas!

Como as pequenas empresas podem sobreviver a essa crise do coronavírus?

Uma pesquisa feita pelo SEBRAE através da Fundação Getúlio Vargas, mostrou que as micro e pequenas empresas representam mais de 27 % do PIB nacional.

Juntas, elas somam cerca de 17 milhões de negócios, representando 52% da mão de obra formal e 40% da massa salarial brasileira.

Diante de tais números é possível perceber a força e a importância desse segmento para a economia.

Como o governo está ajudando

O Governo brasileiro anunciou, até o momento em que esse artigo foi escrito, duas medidas para ajudar micro e pequenas empresas sobreviverem:

  • A primeira medida foi o adiamento do recolhimento do imposto do Simples Nacional, durante o período de três meses. Isso corresponderá a aproximadamente R$ 22,2 bilhões da União;
  • A segunda vai ser a liberação de R$5 bilhões para que os bancos públicos possam conceder empréstimos voltados ao capital de giro dos micro e pequenos negócios.

O objetivo dessas ações é para resguardar os empregos e o pagamento de salários.

O que você pode fazer

Se o seu negócio está sendo fortemente afetado com as mudanças ocasionadas por conta da crise gerada pelo coronavírus, então o seu foco principal deve ser se reinventar.

Acredite, os que conseguirem fazer isso nesse momento sairão dessa fase muito mais fortes e preparados.

Para que você esteja dentro desse grupo separamos algumas dicas fundamentais de como pequenas empresas podem sobreviver à crise do coronavírus:

  • Migre para o Home Office – Busque ferramentas e estratégias simples que te permitem trabalhar e gerenciar sua equipe a distância com produtividade;
  • Crie presença no Instagram – O instagram, além de ser uma ótima rede social, também é um canal de vendas poderoso. Aproveite para explorá-lo ao máximo!
  • Serviços online – Se você é um prestador de serviço, use a internet para chegar até seus clientes, produzindo conteúdos e prestando consultorias.
  • Estude – Aproveite esse período para se aprofundar em novas maneiras de expandir e inovar os seus canais de venda, de tal forma que não seja mais necessário passar por esse tipo de situação no futuro.

Se você quer se aprofundar nesse assunto e ter acesso a outros conteúdos que vão ajudar a sua empresa a superar essa crise, então confira agora o portal que criamos para ajudar pequenas empresas a sobreviver com conteúdos selecionados. Você vai gostar!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga