CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Convênio facilita acesso dos pequenos negócios ao crédito

SiscoobO Sebrae e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) assinaram nesta segunda-feira (26), na capital federal, um convênio de cooperação para estimular a competitividade dos pequenos negócios por meio da ampliação de acesso a mercados e serviços financeiros. A intenção é fortalecer as cooperativas de crédito para que elas se transformem nas instituições financeiras dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

A parceria, que terá duração de dois anos, também prevê a capacitação técnica e gerencial das cooperativas de crédito filiadas ao sistema Sicoob, além do intercâmbio de conhecimentos e informações. O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, lembrou da longa parceria da instituição com as cooperativas de crédito e destacou a importância do trabalho em conjunto. “Damos um passo além para democratizar e ampliar o volume de crédito, instrumento decisivo para que as empresas tenham acesso a capital de giro, inovação e compra de equipamentos”, assinalou.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, lembrou que muitos dos empreendedores que procuram o Sebrae atrás de crédito podem ser orientados a buscar esse apoio em entidades como as ligadas ao Sistema Sicoob. De acordo com o diretor, ao se capacitarem, esses empreendimentos podem se tornar clientes interessantes para as cooperativas. “Quando as empresas vêm bater à nossa porta, em geral, apresentam média de risco maior que seu segmento. Entretanto, após receberem consultoria e assistência técnica, passam a ter perfil de risco inferior ao que se vê no mercado”, afirmou.

Esse é o segundo convênio de cooperação geral realizado entre as duas instituições. Elas já trabalham juntas em ações como pesquisas sobre a atuação das cooperativas e eventos voltados ao tema acesso a crédito. José Salvino de Menezes, diretor-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Confederação, afirmou que a parceria entre as duas instituições vai se aprofundar ainda mais. “Hoje, o cooperativismo é o meio mais eficaz para fazer o crédito chegar aos pequenos negócios”, completou.

O Sistema Sicoob é composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Deve disponibilizar, de 2012 a 2014, cerca de R$ 1,6 bilhão em financiamento para os pequenos negócios como resultado do seu projeto de boas práticas.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae