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Consumer Insights: o que é e como impulsiona o sucesso nos negócios?

Consumer Insights: o que é e como impulsiona o sucesso nos negócios?

Como as empresas podem ter acesso às opiniões e percepções dos consumidores e, a partir daí, propor melhorias nos produtos e serviços que oferecem e nas comunicações que criam para o mercado? A resposta está no conceito de Consumer Insights, que vai além de simplesmente coletar dados dos clientes.

Consumer insights é o processo de compreender melhor o consumidor por meio de seu comportamento, que é baseado em dados. Os insights são as ideias e inputs que surgem a partir da análise desses dados com o entendimento de cenários que envolvem o consumidor. 

E este processo é realmente valioso: segundo a consultoria McKinsey, as organizações que aproveitam os conhecimentos dos clientes superam os seus pares em 85% no crescimento das vendas e em mais de 25% na margem bruta.

“É o fim do achismo. A partir desses insights as empresas identificarão possíveis caminhos a seguir de forma clara para definirem as estratégias de marca, produto, atendimento e assim por diante. É por isso que o conceito não se resume apenas à coleta de dados. Estamos falando de gerar inteligência a partir desses dados e, com ela, transformar o modo como empresas tomam decisões, tornando-as verdadeiramente data driven”, ressalta Danielle Almeida, CMO da MindMiners, referência em Consumer Insights, que também engloba o MeSeems, painel de respondentes exclusivo da empresa. 

De maneira geral, a estratégia de customer insights possibilita coletar e mapear os dados que os consumidores deixam por meio das redes sociais, das pesquisas e das plataformas de e-commerce, por exemplo, o que permite identificar e acompanhar tendências importantes para o negócio.

Danielle explica que existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse processo, porém informações mais aprofundadas são alcançadas através de plataformas especializadas. “É possível apurar e compilar informações de forma mais geral através de ferramentas como o Think With Google, o Google Analytics e o Facebook Audience Insights. No entanto, quanto mais especializada for a plataforma, maiores as chances da empresa contar com dados confiáveis e acionáveis, uma vez que eles serão capazes de traduzir as necessidades e desejos mais específicos de seus consumidores e, assim, responderem dúvidas sobre o futuro do negócio”.

Como o Consumer Insights ajuda a impulsionar os negócios?

A estratégia de Consumer Insights, por meio de pesquisas de mercado, permite identificar crenças e entender motivações, além de conhecer os desejos e as necessidades dos clientes. “A partir disso, é possível otimizar produtos e serviços, criar novos negócios a partir da identificação de lacunas no mercado, distinguir ou confirmar quais são os pontos de melhorias nas atividades da empresa ou que precisam ser extintos do planejamento e mapear a jornada do cliente durante o processo de compra”, pontua . 

A especialista destaca alguns dos benefícios para negócios que utilizam adequadamente a estratégia de consumer insights:

  • Oferecer produtos e serviços cada vez mais conectados com seus consumidores, o que impacta em awareness e lembrança de marca;
  • Tomar decisões de forma assertiva, com melhor aproveitamento do budget da empresa e maiores chances de bons resultados;
  • Proporcionar experiências marcantes e positivas ao consumidor.

“A pesquisa de mercado é uma grande aliada quando falamos em consumer insights. Enquanto ferramenta, possibilita que as empresas ouçam a opinião de quem realmente importa na hora de tomar decisões. E se antes ela era algo acessível apenas à grandes empresas e demandava um longo tempo de execução, o digital trouxe o benefício da redução do custo e da velocidade”, enfatiza a CMO da MindMiners. 

“O consumidor precisa estar no centro das decisões, pois ele é quem consome o serviço ou produto. Por isso, as empresas precisam entender que ouvi-los é o único caminho para a inovação verdadeira. Aqui na MindMiners acreditamos no conceito de human analytics, que diz justamente sobre o poder transformador dos dados que traduzem o comportamento humano. A pesquisa é o caminho para encontrar sempre novas respostas e alavancar sua estratégia, conquistar novos clientes, direcionar seus esforços de marketing e, assim, aumentar vendas”, conclui Danielle. 

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