Empresa digital: os gargalos e as tendências da transformação tecnológica
O tempo, de fato, urge — ou ruge, se você nos permitir a licença poética. Desde que começamos a falar sobre transformação digital por aqui no blog, já faz quase um ano e bastante coisa mudou.
Novas tecnologias surgiram, outras se tornaram obsoletas, e a necessidade de que qualquer organização se transforme em uma empresa digital só fez crescer.
E quando falamos sobre a rapidez com que as coisas mudam, você sabe que não é brincadeira.
Basta pensarmos que, há menos de uma década, as empresas estavam focadas em mineração de dados e colaboração virtual.
Agora, os gestores e líderes direcionam energia para a inteligência artificial, para a computação cognitiva e para a Internet das Coisas.
São novas tecnologias, novos conceitos com os quais você precisa se acostumar e que inevitavelmente farão parte da transformação digital daqui em diante.
Transformação digital pelo mundo
A respeito do conceito de empresa digital pelo mundo, o ebook traz informações eloquentes.
Por exemplo: Atos, uma gigante francesa de TI, baniu o e-mail da vida de seus mais de 76 mil colaboradores, em 52 países, e adotou uma ferramenta de colaboração online. E, pasmem, isso aconteceu em 2011.
Para trazermos um exemplo mais recente, desde junho de 2016, a multinacional britânica Virgin impediu seus cerca de 200 mil funcionários de acessarem seus respectivos e-mails durante todas as manhãs de quarta-feira.
Com o sistema de desligamento do e-mail, os colaboradores podem usar o espaço de tempo para ir ao ginásio Virgin Active com a equipe, participar de brainstorms, clubes de corrida ou conversar com colegas e gestores.
São exemplos pontuais, sabemos; mas que dão a medida de como o conceito de empresa digital tem se difundido.
Pois muitas organizações estão substituindo recursos tradicionais por ferramentas colaborativas e aplicativos de gestão para acelerar a transformação digital.
Muito longe do ideal
Mas e como está a situação aqui no Brasil? Em que pé estão as empresas nesse processo de transformação digital?
Bem, a julgar por este estudo realizado pela Dell e pela Intel, as notícias não são nada boas.
Algum avanço até foi constatado, é verdade, mas a conclusão geral foi a de que as empresas brasileiras têm infraestruturas de TI pouco preparadas para a transformação digital.
Esta conclusão é expressa por dois resultados principais:
1 – O desafio da automação
As companhias instaladas no país têm uma nota média de 43,7 (de uma escala de 0 a 100) em relação à maturidade da infraestrutura de TI para suportar a digitalização dos negócios.
O principal desafio está na automação de processos, com média de 33,9;
Lembrando que automatizar processos significa racionalizar, otimizar e, claro, automatizar cada etapa de um negócio.
Isso inclui a rotina de trabalho dos funcionários, a captação de clientes ou fechamento de vendas, fabricação e envio de produtos, contabilidade financeira, bem como a verificação de métricas.
Para saber mais, leia este nosso artigo sobre automação de processos.
2 – Visão ultrapassada da TI
Ainda de acordo com o levantamento, apenas uma em cada quatro empresas enxerga a TI como diferencial competitivo para os negócios e somente cerca de metade das organizações (47%) investe mais de 60% dos orçamentos no legado.
Ainda existe (muita) gente que acredita que pode administrar uma empresa sem se preocupar com o fato de que, hoje, praticamente tudo é digital.
Para estes gestores, a transformação digital é apenas uma parte do negócio — ou, pior ainda, algo passageiro ou restrito a certos segmentos de mercado.
Se esta for a sua mentalidade, prepare-se: sua organização corre o risco de ficar para trás.
Pois o fato de ter um departamento de TI ou de inovação não é mais o suficiente para preencher o quesito “empresa digital”.
De nada adianta confinar a inovação a uma área isolada da organização, enquanto a cultura da empresa e a gestão ainda mantêm uma mentalidade antiga.
Onde agir para criar, de fato, uma empresa digital
Mas não estamos aqui só para trazer más notícias e problemas. Pelo contrário: nosso objetivo é o de te inspirar, de auxiliar a se adaptar aos novos tempos e de transformar o seu negócio em digital.
Assim, para além das dicas de transformação digital que você encontra no ebook e no artigo “Veja o que sua empresa pode ganhar com a transformação digital“, apontamos, com base nesta matéria do blog da Salesforce, três áreas em que uma empresa digital pode se destacar nos tempos atuais:
1. Experiência do cliente
De acordo com o texto, transformar a experiência do cliente é o aspecto mais visível – e também mais empolgante – das iniciativas de transformação digital.
Muitas organizações estão investindo neste quesito para melhorar o conhecimento sobre os clientes, aumentar a receita e revisar as jornadas dos consumidores. Para saber mais, leia este nosso artigo sobre customer success.
2. Processos Operacionais
Já mencionamos a questão da automação de processos, mas insistimos. De acordo com o texto da Salesforce, as empresas já conseguem benefícios da transformação de recursos internos por meio da digitalização dos processos, capacitação de colaboradores e gerenciamento de desempenho.
A automação permite que as empresas concentrem os esforços dos seus times em atividades mais estratégicas.
3. Modelos de Negócios
Por último, a área de modelos de negócios também tem sido muito impactada pela transformação digital.
De acordo com a Salesforce, empresas não apenas mudam a forma como as suas funções (ex.: vendas, marketing, atendimento) operam, mas também redefinem como as equipes interagem entre si e, em alguns casos, revisam inclusive o escopo de atividade da organização.
Ou seja, tais organizações buscam novos modelos de negócios por meio da transformação digital.
Até o próximo artigo