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Como vender pelo Facebook no fim de ano?

Como vender pelo Facebook no fim de ano?

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, onde é possível buscar por produtos, veículos, até mesmo alugar e comprar imóveis.

A plataforma se tornou um grande market place, atraindo milhões de compradores ao redor do mundo.

Facebook

Em um estudo recente, a plataforma coletou dados do comportamento de compra dos brasileiros, e dos principais países da América Latina.

Através dos dados coletados, foi possível identificar o impacto do atrito nas compras de fim de ano, a influência dos Stories na decisão de compra, e a necessidade dos consumidores de interagirem com as marcas através de aplicativos de mensagens.

Para auxiliar os lojistas a aumentarem suas vendas, compilei as principais informações deste estudo. Aproveite a leitura e Boas Vendas!

 

Entendendo o comportamento de compra

É importante que você tenha em mente que a temporada de compras começa meses antes. Para ser mais exato, a jornada de compra de alguns usuários, inicia em setembro e finalizam entre novembro e dezembro.

Em 2019, o Facebook Global Holiday Study, identificou que no ano anterior, 35% dos consumidores do país, iniciaram às compras de fim de ano, antes de novembro.

Por isso é importante que você colete o máximo de informações dos seus clientes.

 

Responder as perguntas a seguir, podem aumentar consideravelmente as suas vendas:

1- Quais as principais dores da sua persona?(Ex.:Não possui cartão; Frete caro);

2- Quem são os tomadores de decisão? (Ex.:Mãe comprando presente para os filhos; pessoa que irá pagar pelo produto);

3- Quais benefícios estou oferecendo?(Ex.:Desconto para pagamento à vista; Mais conforto para o cliente ou familiares);

Tendo estas respostas, você já pode começar a traçar o perfil do seu cliente ideal, também conhecido como “Persona”.

Para quem trabalha com anúncios na rede social, este tipo de segmentação, reduz o seu CAC(Custo de Aquisição de Cliente).

Este tipo de abordagem também serve para que deseja vender em grupos do Facebook.

 

Foco na experiência do usuário

A grande vantagem de você utilizar o Facebook ou Whatsapp para a venda de produtos, é a aproximação com os seus clientes.

Os consumidores querem interagir cada vez mais com as marcas, e buscam formas mais simples de compra.

Esse desejo se intensifica no final do ano, quando há grande movimento nas lojas físicas e virtuais.

Um e-commerce instável é tão ruim quanto uma loja cheia. Por isso busque otimizar sua loja virtual.

Para compreender a importância do mobile first, 84% dos consumidores brasileiros tiveram algum problema durante a compra pelo smartphone.

O problema é tão grave, que 45% destes usuários, desistiram de alguma compra durante a Black Friday.

 

Stories são as novas vitrines

Outro dado interessante desta pesquisa, é que no final do ano, o Facebook é consultado por 70% dos consumidores, enquanto o Instagram é 65%.

Para quem trabalha com moda, o Instagram e o Pinterest, podem ser utilizados em conjunto, para aumentar suas vendas.

O estudo também constatou que 47% dos consumidores brasileiros, ficam interessados por uma marca ou produto após vê-los no Stories.

Por isso é importante que sua marca, crie conteúdos que atendam as necessidades da sua audiência.

Está é uma excelente forma de apresentar novos produtos e testar a sua aceitação. Vale ressaltar que 59% dos consumidores, utilizam os Stories para buscar ideias de presentes.

A dica é utilizar imagens que mostrem o produto em diferentes ângulos, cores e utilizações.

Busque criar uma identidade para a sua marca, com imagens de boa qualidade, que mostrem o seu produto no cotidiano dos usuários.

Mas não se esqueça, antes de vender qualquer coisa, estabeleça um relacionamento com o seu público.

 

Não esqueça das compras offline

Embora as compras online tenham crescido, as vendas nas lojas físicas se mantêm ativas.

Ainda que boa parte dos usuários passam horas conectados em seus smartphones, 41% consideram a compra na loja física, melhor que na online.

Este número é devido a importância que os consumidores dão para a qualidade do atendimento.

Mais da metade dos entrevistados, apontaram esta como uma das grandes vantagens das lojas físicas.

Quando estão com pressa, os consumidores preferem ir até a loja, ao invés de esperar pela entrega.

 

Mensagens via apps são um diferencial

Pode parecer estranho, pois aplicativos com o Messenger e Whatsapp, são os principais meios de comunicação atualmente.

Mensalmente são enviadas 20 bilhões de mensagens mundialmente. Este número é 10 vezes maior que em 2016.

Para se ter ideia da importância destes aplicativos, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas para às quais eles podem enviar mensagens.

Ter um canal onde eles possam tirar suas dúvidas, torna a compra mais segura.

Aliás, podem ser uma ótima estratégia para converter os usuários que possuem alguma dúvida.

Em 43% dos casos, os clientes querem informações para acompanhar o pedido. Já 38% destes usuários, querem detalhes sobre a entrega do produto.

Representando 41% das mensagens, são os clientes que querem mais detalhes sobre um determinado produto.

Embora automatizar o atendimento esteja em alta, é importante humanizar este processo.

O ideal é automatizar apenas as perguntas frequentes, e deixar os atendentes para a resolução de problemas ou esclarecimento de dúvidas.

 

Sua loja está preparada para a Black Friday?

Fica evidente que é preciso se atentar a diversos pontos, para que suas vendas cresçam.

Porém o mais importante é oferecer uma boa experiência para os usuários, pois ela supera um produto mediano.

A Black Friday é um dos maiores eventos de vendas, e ocorre sempre no mês de novembro.

Se você seguir estas dicas, suas vendas irão aumentar tanto pelo Facebook quanto diretamente pela loja.

Tem alguma dúvida sobre o conteúdo abordado? Deixe suas dúvidas nos comentários que farei o possível para ajudá-lo(a).

William

William

Boas respostas
Profissional de Marketing Digital. Atuo em estratégias de marketing de conteúdo, atendendo empresas de diversos países. Graduado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.

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