Desde o início do isolamento social que ocorreu há 2 anos, as vendas online subiram em uma proporção inacreditável, e mesmo agora que tudo já voltou ao normal, os e-commerce e todo tipo de loja online prometem continuar crescendo. De fato, elas são o presente e o futuro, e quem quer se destacar precisa fazer a diferença.
Isso quer dizer que não basta apenas você abrir um e-commerce e esperar as pessoas simplesmente irem até você. É preciso ser único, oferecer diferenciais e encontrar maneiras não somente de atrair clientes, mas de garantir que eles comprem e sejam fidelizados.
Além disso, também é preciso cuidar muito bem de todos os seus processos internos para que você tenha um bom controle sobre suas finanças, estoque, fornecedores e tudo mais que possa interferir em suas vendas. Um e-commerce organizado é um e-commerce que vende – isso é fato.
Ressaltamos isso pois muitas pessoas que abrem um e-commerce por conta própria esquecem da importância de cuidar desses processos, principalmente da contabilidade, o que pode acarretar em vários problemas, inclusive nas vendas.
Por essa razão, um serviço de contabilidade para e-commerce se faz muito necessário, mas falaremos melhor sobre isso no último tópico deste artigo. Agora, vamos passar algumas dicas que vão ajudar o seu e-commerce a vender mais. Então continue lendo e descubra o que precisa fazer para suas vendas deslancharem.
1 – E-commerce de nicho é mais vantajoso
A primeira grande dica que temos para você é: esqueça a ideia de “caiu na rede é peixe”. Muitos donos de e-commerce pensam assim, ou seja, que devem vender para agradar a todos, mas esse é um grande erro que atrapalha muito as vendas.
Invista apenas no e-commerce de nicho, venda para um tipo de público específico, sem a ideia de querer agradar e vender para todos, pois isso raramente funciona.
No início deste ano, as vendas de e-commerce tiveram uma alta de cerca de 20,56%, e todos os e-commerces que fazem parte desse aumento são e-commerces de nicho focados apenas em produtos específicos para públicos específicos. Invista nessa estratégia e faça parte desse aumento no próximo ano.
2 – Marketing digital é a chave para mais vendas
Já que o seu negócio é online, não existe melhor forma de divulgá-lo que não seja online também e, para isso, o marketing digital, sem dúvidas, é a chave para aumentar suas vendas.
Basicamente, as estratégias de marketing digital fazem o seu negócio aparecer na primeira página nos mecanismos de buscas online, o que faz com que você conquiste autoridade no mercado. Se você quer vender mais, precisa começar investindo em marketing digital.
3 – Tenha um bom relacionamento com seus clientes
Ter um bom relacionamento com os clientes não se trata apenas de oferecer descontos e promoções, mas também da forma como você os trata. Além disso, cumprir prazos de entrega e perguntar como foi a experiência deles com a compra, são partes importantes para manter um bom relacionamento com seus clientes.
Isso permite que você não somente conquiste clientes novos, mas também fidelize os que já tem. Quando você faz essa ação, certamente aumenta suas vendas, tendo em vista que eles sempre darão preferência para comprar com você.
4 – Esteja presente nas redes sociais
Você precisa estar onde o seu público está, e nós sabemos muito bem onde a grande maioria das pessoas está atualmente: nas redes sociais. Caso você ainda não tenha criado uma página no Facebook ou conta no Instagram para o seu negócio, saiba que você deve fazer isso agora mesmo.
Estar presente nas redes sociais garante que mais pessoas sejam atraídas para o seu negócio, o que significa que você conseguirá mais clientes e consequentemente aumentará suas vendas, que é o seu propósito.
5 – Use e abuse das datas comemorativas
Datas comemorativas são excelentes para aumentar as vendas, e você deve usar e abusar delas, mas com sabedoria, é claro. Aproveite o Dia das Mães e o Dia dos Pais, por exemplo, para oferecer cupons de desconto para seus clientes, promoções, ou até mesmo frete grátis.
O que você conseguir oferecer como diferencial e que gere economia para seus clientes, sem dúvidas fará com que você ganhe destaque entre a concorrência e venda muito mais.
6 – Contrate um bom serviço de contabilidade para e-commerce
Por fim, lembra que falamos mais cedo que é muito importante contratar um serviço de contabilidade especializado em e-commerces? Então, esse tipo de serviço vai ajudar você a mensurar tudo: gastos, investimentos, ganhos, ou seja, tudo sobre o seu dinheiro estará nas mãos de uma empresa especializada.
Uma ótima empresa para fazer esse serviço para você é a Tononi Contabilidade, por exemplo, visto que ela é uma das mais renomadas do mercado contábil atualmente.
Investir nesse tipo de serviço garantirá que você sempre tenha dinheiro o suficiente para aplicar em estratégias que possam alavancar suas vendas, bem como em produtos novos, promoções e até mesmo brindes para seus clientes.