Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como usar o Yoast (e qualquer outro plugin de SEO) da maneira correta

Como usar o Yoast (e qualquer outro plugin de SEO) da maneira correta

O Yoast de certa forma vai simular os crawlers do Google e avaliar várias questões On Page que ele sabe que podem influenciar o buscador a gostar ou não do seu texto. E vai te aconselhar nos pontos que ele acha que você pode melhorar.

Nem todos os itens do Yoast significam que o Google irá te punir. Ele é baseado em boas práticas e não em regras de Play Premiado, o que torna algumas bolinhas coloridas, muitas vezes, irrelevantes.

O Yoast está preocupando com a visão meio robótica, enquanto o Google está cada vez mais preocupado em humanizar os seus resultados.

Isso quer dizer que muitas vezes uma bolinha aplicativo verde pode ser pior que uma bolinha laranja.

 

SEO

O SEO vai ser um compilado de cada uma daquelas bolinhas que já mencionamos. Se você tiver um excesso de “erros” de SEO On Page o plugin vai deixar o “Y” laranja ou vermelho.

Isso quer dizer que o seu post não está seguindo boa parte das consideradas boas práticas para os buscadores. Mesmo com algumas bolinhas vermelhas o “Y” continuará verde, portanto se ele estiver laranja, vale a pena dar uma conferida nos itens que o Yoast está apontando.

Se ele ficar vermelho, aí sim é hora de você se preocupar. Você deve estar falhando em muitos fatores de otimização On Page.

Readability

Essa função é relativamente nova. E você não precisa se preocupar tanto com ela. Mas, assim como a marcação de SEO, ela pode ajudar bastante.

Readability segue o conceito de escaneabilidade e também para ajudar o leitor a ter uma leitura mais fluida.

Ou seja, ele te mostra se você está fazendo parágrafos muito grandes, frases muitos longas e intertítulos muito extensos.

São detalhes que podem prejudicar o visual do seu texto e espantar os seus leitores. Aumentando o seu Bounce Rate e diminuindo o seu tempo de permanência na página. Isso sim seria um grande dano ao seu SEO.

Porém, eu não levo essa marcação tão a sério assim. Até porque ela é baseada na escrita em inglês. Que difere bastante do português no tamanho de frases e palavras e número de sílabas (tente cantar uma música traduzindo para o português e você vai entender o que eu estou falando).

Siga as boas práticas de escaneabilidade, evite frases e parágrafos muito longos e pode ficar tranquilo.

Caso a coloração esteja avermelhada, dê uma revisada e leia o seu texto em voz alta, talvez ela ajude você a perceber que a leitura do seu texto pode ficar mais fluida e natural.

Nenhuma punição ou perda de rankings ocorrerá aqui! O objetivo é apenas focar em uma melhor experiência do usuário (obviamente isso contribuirá para os rankings, mas não diretamente).

Avaliações On Page

Após esse apanhado geral das duas principais análises feitas pelo Yoast, agora vou apresentar de todas as luzinhas que o Yoast apresenta, quais delas você realmente precisa se preocupar.

Lembrando, quanto mais verde, melhor, mas isso não é uma regra.

Como a parte de densidade de palavra-chave será um pouco mais extensa, pois vou explicar as melhores práticas para o uso de palavras-chave em um conteúdo, vou deixá-la para o final.

Vamos em frente.

You must login to add a comment.

Posts relacionados