Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como transformar ferramentas em aliadas

Como transformar ferramentas em aliadas

Acompanhar a obra na palma da mão deixou de ser uma expectativa para o mercado da construção civil e se tornou realidade com as ferramentas digitais. Os smartphones estão cada dia mais modernos e comportando um outro mercado em plena ascensão: os aplicativos. Juntos, formam uma verdadeira dupla infalível para quem está em busca de agilidade e qualidade no processo.

O uso das ferramentas digitais pode, inclusive, ser a diferença entre projetos que foram bem ou mal sucedidos – um estudo feito pela Escola de Administração da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que mais de 90% dos projetos de infraestrutura no mundo terminam atrasados ou com o orçamento extrapolado.

Mais do que entregar o projeto na data certa, os aplicativos e ferramentas tecnológicas são verdadeiros aliados para otimizar o gerenciamento de equipes, empreiteiros, canteiros de obras, assim como todas as atividades que envolvam a construção de um empreendimento.

Ao investir em ferramentas digitais sua empresa estará:

1) Reduzindo despesas

 

Economizar é a palavra de ordem de qualquer empresa, ainda mais em tempos de crise econômica como o mundo tem passado nos últimos meses. Buscar alternativas que contribuam para essa redução de despesas é mais do que essencial. Os aplicativos e ferramentas tecnológicas são grandes aliados para esse processo, já que possuem sistemas que otimizam diversas atividades de uma obra.

Um exemplo prático é a quantidade de ligações para telefone fixo, celular ou envio de mensagens que uma empresa faz ao longo de 30 dias. Esses custos podem ser reduzidos consideravelmente com uma ferramenta digital de gerenciamento – que permite trocar informações.

Quando o assunto é logística, também é possível economizar já que pedidos de materiais, vendas e relação com clientes consomem uma parte significativa dos recursos de uma empresa. Ferramentas de gestão como ERP (Sistema de Gestão Empresarial) podem resolver os processos.

Muitas vezes, o empresário acredita que está economizando ao deixar de investir em novas tecnologias ou placa de energia solar, por exemplo, mas corre o risco de atrasar os projetos e gerar ainda mais despesas do que o necessário.

2) Entrega rápida

 

Entregar o projeto dentro do prazo ou até antes é uma das metas de qualquer empresa. Sabe-se que os atrasos são um dos fatores que mais contribuem para gastos além do previsto em um projeto. E o gerenciamento digital pode ser um grande aliado para que a meta seja atingida, uma vez que acelera os processos de forma significativa, já que facilita a automação predial e a transmissão de informações.

Imagine o tempo que se perde ao comunicar a ocorrência de um problema até a tomada efetiva de decisão para corrigi-lo? Sabemos que no ambiente da construção civil os imprevistos acontecem frequentemente e essa demora na comunicação pode atrasar outras atividades no canteiro de obras, dificultando o cumprimento dos prazos.

3) Diminuição de erros

 

Como já falamos o quanto é frequente os imprevistos nesse ambiente de trabalho, ter uma ferramenta que possibilite o profissional acompanhar e controlar o que está sendo executado, contribui para que sejam previstos erros de um martelete demolidor, por exemplo, e até alterações para o bom andamento das obras.

Além de diminuir os processos manuais que estão mais passíveis de erros do que os processos mecânicos.

4) Integração com os públicos

 

Um projeto envolve vários públicos e nem todos estão presentes no canteiro de obras, por isso, a troca instantânea de informações é uma vantagem para quem faz uso de ferramentas digitais na gestão de projetos.

A relação entre os departamentos facilita a resolução de pendências e questões que poderiam demorar dias para chegar até o responsável e serem solucionadas.

As equipes, desta forma, podem colaborar com um projeto, mesmo que não estejam presentes fisicamente, sem a necessidade de uma reunião para decidir sobre questões que precisam de ações imediatas para não afetar o cronograma.

5) Transparência no projeto

 

O uso de ferramentas digitais permite a visão real do andamento de cada obra ou projeto, garantindo a transparência entre os profissionais envolvidos e também com os clientes.

Sem contar ser uma vantagem para os profissionais envolvidos que trabalham tanto no escritório como no canteiro de obras já que conseguem acompanhar a atualização da obra em tempo real. A troca de informação fica de maneira organizada e simultânea, garantindo agilidade na entrega.

6) Disponibilizando documentos

 

Além da agilidade na troca de informação, os aplicativos ou ferramentas tecnológicas voltadas para a construção civil permitem o compartilhamento de desenhos, plantas, relatórios e demais documentos que estejam envolvidos no projeto.

Com o acesso a estes documentos a qualquer lugar, os profissionais podem tomar decisões estratégicas a respeito da construção, como por exemplo, modificações no projeto, alterações por conta de imprevistos, entre outros. Com essas informações é possível economizar no tempo e no dinheiro.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados