Um dos temas que mais merecem atenção no ramo industrial é a segurança do trabalho. Afinal de contas, sabemos que, mesmo com as medidas básicas de automação industrial, ainda ocorrem inúmeros acidentes ocupacionais. E estamos falando de milhares de mortes no país.
Para você ter uma ideia, somente em 2016, a Previdência Social registrou mais de 710 mil acidentes de trabalho no Brasil, tudo isso enquanto houveram 2,8 mortes e 15 mil sequelas permanentes nos trabalhadores.
Ou seja, cuidar da segurança em uma indústria nunca é demais. Além de ser obrigatório um processo por parte das indústrias implementar medidas de segurança (como treinamentos de segurança), as empresas que não recorrerem a essa iniciativa podem enfrentar sérios prejuízos.
Se você atua em uma empresa de produtos de decoração, alimentos, ou até mesmo em um segmento mais específico, como de equipamentos para metalização, e quer saber como é possível ter mais segurança em sua indústria, nós elaboramos este post e vamos explicar sobre todos os detalhes do assunto. Continue nos acompanhando! Vamos lá?
1. Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Uma das maneiras mais clássicas e tradicionais de implementar a segurança em uma indústria é com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida como CIPA.
Basicamente, a CIPA se trata de um grupo de profissionais trabalhadores da empresa, que são responsáveis pode agir de modo a prevenir determinados acidentes que ocorrem na indústria, trabalhando de forma autônoma e voluntária pelo bem-estar dos próprios colaboradores.
O principal objetivo da CIPA é monitorar as medidas de segurança, além de, é claro, facilitar a comunicação entre a empresa e os colaboradores, de modo a aprimorar a segurança em sua indústria. Além disso, a formação da CIPA é obrigatória, de acordo com a NR-5.
2. Tenha um programa de saúde ocupacional
Outra forma de ter mais segurança em sua indústria é com a criação de um programa de saúde ocupacional, que por sua vez, se consiste na inclusão de profissionais que executem ações médicas com os colaboradores da indústria.
Afinal, a saúde dos colaboradores deve sempre ser observada de perto. Por isso, é possível trazer o uso de equipamentos específicos de saúde ou até mesmo a realização de exames periódicos para os trabalhadores.
3. Elimine ou diminua as ameaças de acordo com o trabalho
Uma indústria pode ter processos operacionais extremamente complexos e burocráticos. Uma indústria de sistema de alarme de incêndio utiliza diversas máquinas e equipamentos que, se mal manuseadas, pode colocar a vida dos trabalhadores em risco.
Por essa razão, é fundamental realizar uma mitigação dos riscos. Sabemos que alguns trabalhos são naturalmente mais arriscados. É aí que a segurança também deve ter instruções mais específicas.
Além disso, a manutenção também é essencial. Por isso, se sua indústria trabalha com sensor de temperatura e umidade, por exemplo, não se esqueça de realizar manutenções em suas máquinas e equipamentos, ou até mesmo visar a troca por equipamentos mais automatizados e que, consequentemente, trarão mais segurança para os colaboradores,
Agora que você já sabe como é possível ter mais segurança em sua indústria, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.