CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como ter mais segurança em sua indústria

Como ter mais segurança em sua indústria

Um dos temas que mais merecem atenção no ramo industrial é a segurança do trabalho. Afinal de contas, sabemos que, mesmo com as medidas básicas de automação industrial, ainda ocorrem inúmeros acidentes ocupacionais. E estamos falando de milhares de mortes no país.

Para você ter uma ideia, somente em 2016, a Previdência Social registrou mais de 710 mil acidentes de trabalho no Brasil, tudo isso enquanto houveram 2,8 mortes e 15 mil sequelas permanentes nos trabalhadores.

Ou seja, cuidar da segurança em uma indústria nunca é demais. Além de ser obrigatório um processo por parte das indústrias implementar medidas de segurança (como treinamentos de segurança), as empresas que não recorrerem a essa iniciativa podem enfrentar sérios prejuízos.

Se você atua em uma empresa de produtos de decoração, alimentos, ou até mesmo em um segmento mais específico, como de equipamentos para metalização, e quer saber como é possível ter mais segurança em sua indústria, nós elaboramos este post e vamos explicar sobre todos os detalhes do assunto. Continue nos acompanhando! Vamos lá?

1. Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Uma das maneiras mais clássicas e tradicionais de implementar a segurança em uma indústria é com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida como CIPA.

Basicamente, a CIPA se trata de um grupo de profissionais trabalhadores da empresa, que são responsáveis pode agir de modo a prevenir determinados acidentes que ocorrem na indústria, trabalhando de forma autônoma e voluntária pelo bem-estar dos próprios colaboradores.

O principal objetivo da CIPA é monitorar as medidas de segurança, além de, é claro, facilitar a comunicação entre a empresa e os colaboradores, de modo a aprimorar a segurança em sua indústria. Além disso, a formação da CIPA é obrigatória, de acordo com a NR-5.

2. Tenha um programa de saúde ocupacional

Outra forma de ter mais segurança em sua indústria é com a criação de um programa de saúde ocupacional, que por sua vez, se consiste na inclusão de profissionais que executem ações médicas com os colaboradores da indústria.

Afinal, a saúde dos colaboradores deve sempre ser observada de perto. Por isso, é possível trazer o uso de equipamentos específicos de saúde ou até mesmo a realização de exames periódicos para os trabalhadores.

3. Elimine ou diminua as ameaças de acordo com o trabalho

Uma indústria pode ter processos operacionais extremamente complexos e burocráticos. Uma indústria de sistema de alarme de incêndio utiliza diversas máquinas e equipamentos que, se mal manuseadas, pode colocar a vida dos trabalhadores em risco.

Por essa razão, é fundamental realizar uma mitigação dos riscos. Sabemos que alguns trabalhos são naturalmente mais arriscados. É aí que a segurança também deve ter instruções mais específicas.

Além disso, a manutenção também é essencial. Por isso, se sua indústria trabalha com sensor de temperatura e umidade, por exemplo, não se esqueça de realizar manutenções em suas máquinas e equipamentos, ou até mesmo visar a troca por equipamentos mais automatizados e que, consequentemente, trarão mais segurança para os colaboradores,

Agora que você já sabe como é possível ter mais segurança em sua indústria, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga