Cerimonialista de Casamento
Organizar um evento não é fácil, um casamento então é mais delicado ainda. Para isso existem empresas e profissionais que auxiliam os noivos nesta complexa tarefa, conhecidos como cerimonialistas de casamento.
O cerimonialista de casamento tem papel fundamental na organização do casamento e no grande dia, pois planeja, organiza e coordena todos os detalhes para que os noivos fiquem tranquilos e o grande dia seja inesquecível.
Talvez o casal não tenha noção, mas são muitas as questões que envolvem o cerimonial. A cerimonialista é quem rege, como um maestro, todos os envolvidos, desde sua pré-produção à execução do evento, para que tudo aconteça de forma harmoniosa e perfeita. É por isso que responsabilidade e atenção são qualidades fundamentais em um profissional do ramo.
Cerimonialista de casamento, o que faz?
Algumas das funções do cerimonial são: estar disponível para atender e auxiliar os noivos; promover reuniões periódicas para acertar detalhes e preparar cronogramas; na igreja dar assessoria e orientações aos participantes do cortejo, noivos, convidados e coordenar profissionais (como por exemplo, músicos e fotógrafos); na recepção cumprir e cuidar de tudo que foi combinado previamente em reuniões, recepcionar os convidados, trabalhar de forma colaborativa com fotógrafos e cinegrafistas, administrar o serviço do buffet, trabalhar em conjunto com o DJ, bandas, músicos e estar à disposição dos noivos, familiares e convidados para auxiliá-los no que for preciso.
Riscos de não contratar um cerimonial
Como mostramos, é responsabilidade do cerimonialista de casamento cuidar que o casamento, desde a cerimônia até o final da festa, saia como o planejado. Por isso é muito importante ter um profissional de confiança e não apenas um amigo para organizar tudo. Mesmo quando a celebração é para poucos convidados, não arrisque ter uma enorme dor de cabeça.
Muitas vezes, o preço é o fator decisivo na hora da escolha. Mas já ouvimos muitas histórias de casais que contrataram alguém e depois se arrependeram, pois o atendimento não foi de qualidade.
Em outros casos, algum fornecedor não cumpriu com o que estava em contrato e o próprio casal ou a família tiveram de correr atrás das cobranças bem no dia do casamento.
Lembre-se que este é um momento único, muito esperado pelo casal e que não vale a pena colocar tudo a perder sem o cerimonial ou com profissionais de caráter duvidoso.
Empatia
Os amigos indicaram o cerimonial, que presta um excelente serviço, mas outro fator precisa ser levado em conta: a empatia. O Cerimonialista de Casamento tem de ser capaz de identificar a sua personalidade e a do seu casamento. A sintonia é fundamental, pois, por exemplo, você pode querer um casamento moderno, mas o cerimonialista é tradicional e não tem flexibilidade. Com isso, o resultado não será o esperado. Marque uma conversa com o cerimonialista, conte sobre suas expectativas e verifique se a empresa será capaz de atender a contento.
Modelos de cerimonial de casamento
O atendimento pode ser desde uma Assessoria de Casamento Completa, na qual o cerimonialista apresenta de três a quatro opções de fornecedores, agenda as visitas e acompanha os noivos, ou Parcial com reuniões periódicas, orientações e indicações, mas quem fica à frente das buscas e tomadas de decisões são os noivos, até a mais conhecida, que é o Cerimonial do Dia. Nesse caso, o cerimonialista não se envolve com os preparativos (assessoria completa e assessoria parcial), sendo o trabalho realizado somente na igreja e na festa. No dia, o tamanho da equipe varia de acordo com o porte da festa, mas a quantidade mínima de profissionais na equipe é de três pessoas.