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Como se reinventar durante uma crise?

Como se reinventar durante uma crise?

Os mais afetados durante uma crise são os micro e pequenos empreendedores. Normalmente, esse tipo de empreendedor já trabalhava com um fluxo de caixa pequeno (de dois ou três meses, no máximo), que foi corroído com a atual situação econômica do país. Em crises como a que estamos vivendo, o efeito cascata é inevitável: os grandes resolvem segurar o seu caixa, cortam serviços, não contratam novos prestadores de serviço, enxugam folha de pagamento e as empresas menores, que atendem as grandes, deixam de contratar, começam a enxugar e, muitas, chegam até a quebrar por falta de fôlego financeiro.

Em tempos difíceis, como os de crise, inovação é uma palavra fundamental. Tanto para quem tem um empreendimento quanto para os empregados, é muito importante manter sua relevância no mercado e trabalhar pela conquista diária de clientes.

Para momentos como estes, é importante manter a calma e a tranquilidade, evitando decisões precipitadas e atitudes impensadas. Analise a sua situação e faça um planejamento real, baseado no cenário atual e nas projeções de especialistas da sua área. Observe o mercado e estude algumas inovações que podem fazer a diferença no seu empreendimento.

Quem trabalha com alimentação, por exemplo, pode estudar a possibilidade de um sistema de delivery; quem atua com serviços, pode estudar algum diferencial de atendimento.

Confira mais algumas dicas práticas para se organizar e alavancar a sua empresa em tempos de crise:

– Divulgação: Pensar na comunicação da sua empresa é fundamental em todos os momentos. Identifique onde o seu público está e vá atrás dele! Distribua materiais impressos nas proximidades do seu negócio com seus produtos e diferenciais.

Use as redes sociais disponíveis como WhatsApp Messenger, Facebook, Instagram que são totalmente gratuitos para contar aos seus seguidores as novidades, utilize também uma plataforma como um site na Web. Lembre-se de ter boas fotos para valorizar seus produtos e serviços.

– Organização: Coloque tudo no papel. Observe a sua empresa e entenda para onde ela pode crescer, quais são as oportunidades de mercado e o que você precisa fazer para colocá-las em prática. Faça uma pesquisa com o seu público, analise a necessidade de seus clientes e ofereça produtos e serviços cada vez mais certeiros.

– Recursos e despesas: As dívidas são os grandes vilões de períodos transitórios. Negocie melhores prazos de pagamento com seus fornecedores e evite empréstimos. Controle suas despesas internas e identifique o que pode ser diminuído ou completamente cortado. Caso você tenha funcionários, vale uma conversa sobre economia – não deixe o computador ligado, evite luzes desnecessárias acesas, economize água sempre que possível.

– Promoção: Trabalhe com criatividade para chamar a atenção do seu público. Não se esqueça que parte dos seus clientes conhecem seu produto, logo, faça promoções que realmente valem a pena. Quanto mais criativa e vantajosa para o consumidor, mais sucesso a promoção terá.

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