Se você tem veia empreendedora e muita visão de mercado, talvez já tenha se defrontado com muitas oportunidades. Dentre elas, abrir uma franquia já pode ter passado pelos seus planos. Porém sempre resta a dúvida de qual é o momento certo para isso. No mercado, há tantas franquias nos mais diversos segmentos que só com muito estudo é possível saber bem qual é a hora ideal para não investir de maneira equivocada.
No geral, o momento certo de abrir uma franquia deve levar em conta sua disponibilidade financeira, disponibilidade de tempo, a demanda pelo produto ou marca e muita vontade de aprender as particularidades do mercado em que você pretende entrar. Embora os franqueadores ofereçam ajuda para os franqueados, é preciso que muitas decisões partam do próprio empreendedor.
Trabalhar com franquias é uma boa opção quando se leva em conta que abrir uma marca do zero é muito mais difícil do que investir em uma já consolidada no mercado. Significa também muito mais visibilidade e previsibilidade quanto ao retorno financeiro. E há possibilidades para todos os bolsos. As microfranquias, por exemplo, permitem um baixo investimento inicial com o mesmo respaldo técnico das grandes franquias. Um dado animador é que, segundo estudo do Sebrae, a taxa de mortalidade de uma franquia é de 3%, ante 26% de um negócio próprio.
Conhecer o mercado que você deseja entrar é fundamental para ter sucesso. Escolhido seu segmento, estude o local onde pretende abrir sua franquia; se há concorrência, se ela é forte ou fraca. Seu produto deve estar próximo do público-alvo, portanto uma falta de oferta em um certo local pode indicar tanto uma grande oportunidade e um diferencial como pode indicar que aquele local não conta com demanda para aquele produto. Portanto, estude bastante antes de dar o primeiro passo.
Estabelecido o segmento e o local de abertura, deve-se pensar então qual será o tamanho dessa franquia: se será uma grande franquia ou micro, por exemplo. O guia aqui será seu bolso. Seu capital disponível será o que determinará o tamanho do negócio e sua estrutura. Colocar os gastos na ponta do lápis impede surpresas no decorrer do trabalho.
É importante ter em mente que uma loja física possui custos com manutenções e reformas, contas mensais, e estas devem estar no cálculo inicial pelo menos até o momento esperado de recuperação deste investimento. A projeção mais comum é de 12 a 18 meses para uma franquia começar a dar lucro. Portanto, é importante ter um reserva de emergência para qualquer eventualidade.
Trabalhar com uma franquia permite trilhar um caminho já testado e aprovado pelo mercado, além de poder receber todo o apoio necessário pelo franqueador para se manter no rumo certo. E, claro, escolher um ramo que torne seu trabalho prazeroso é fundamental!