Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como revitalizar uma fachada predial?

Como revitalizar uma fachada predial?

Fazer a revitalização de fachadas prediais é muito importante, pois é neste momento em que são feitos vários reparos para a segurança da estrutura do prédio e garantir que os que habitam também estejam em segurança. 

Pode até mesmo ser apenas uma repaginada no estilo da fachada do prédio, mas tudo deve ser pensado com muita cautela, pois o planejamento é a chave para uma boa reforma. 

Devemos ressaltar que todo imóvel precisa de uma manutenção mensal e muitas casas nem sempre costumam fazer, só quando realmente for necessário. 

Mas se tratando de um prédio é de extrema importância que essa manutenção não deixe de ser feita, isso porque ao fazer sempre as reformas e reparos necessários é possível manter o prédio conservado e com uma aparência bonita. 

É importante que ao pensar em fazer alguma alteração na fachada do seu prédio é preciso ter uma avaliação técnica para poderem avaliar e ver se tudo está dentro das normas vigentes e assim os técnicos podem fazer a validação da obra. 

Hoje em dia com a modernidade é possível escolher diferentes projetos para compor sua fachada predial, um exemplo bem interessante e que muitos prédios usam é o revestimento de fachadas, que deixam o prédio com um aspecto mais moderno e sofisticado. 

Se você é quem cuida de algum prédio em específico e está precisando de uma ajudinha, pois não sabe por onde começar a sua revitalização, não se preocupe, esse é um assunto muito sério, então preparamos algumas dicas de como revitalizar sua fachada predial.

Seguindo esses passos principais com certeza terá muito sucesso e nenhuma surpresa desagradável que geralmente acontece em qualquer tipo de obra, claro que por se tratar de uma obra há imprevistos, mas não tão desagradáveis assim. Então vamos deixar de enrolação e partir para as dicas. 

Dica 1: Entenda qual é a importância da revitalização da sua fachada predial

As fachadas prediais sofrem muito com as ações do tempo, como sol extremo, chuva, ventos fortes e em cidades litorâneas ainda tempo a ação da maresia que pode corroer alguns tipos de materiais usados na construção dos prédios. 

Os efeitos das condições climáticas podem afetar os acabamentos, fazer com que a cor fique mais pálida, faz com que tenha o surgimento de manchas, entre outros aspectos que podem ser afetados. 

Por esse e outros motivos que a reforma de fachadas é tão importante, além do prédio, ficar com uma aparência mais bonita, traz mais segurança às pessoas. Há também alguns benefícios, veja a seguir.  

  • Aumenta a valorização do patrimônio;
  • Diminui a deterioração;
  • Maior segurança para os condôminos;
  • Modernidade; 
  • Se adequar às normas.

Podemos dizer que a manutenção existe para preservar aquilo que já existe e foi planejado para o prédio em questão, as reformas ou revitalizações podem fazer com que a estrutura da fachada seja modificada, ou seja, sofre algumas alterações em relação à estética do prédio. 

Para aqueles edifícios que são mais antigos, as reformas e manutenções são indispensáveis, dessa forma vai garantir a aptidão e segurança do local.

Devemos ressaltar que por mais que a manutenção e revitalização sejam bem parecidas, cada uma realiza uma ação  diferente. 

Dica 2: Faça o planejamento da obra com antecedência

Fazemos planos para qualquer coisa em nossas vidas e com uma revitalização de fachada predial não seria diferente. O planejamento é fundamental para qualquer tipo de obra, até mesmo para realizar a pintura de um quarto é preciso pensar antes e com o prédio é a mesma coisa.

É preciso fazer um planejamento de custo, quanto de material será necessário, tenha tudo anotado em um caderno ou em planilhas no computador, é extremamente importante por conta do tamanho da obra, pois facilmente você poderá perder as rédeas e estourar seu orçamento.

Em caso de o prédio residencial ter em mãos, o orçamento é ainda mais necessário, pois você precisa prestar conta aos moradores de quanto ficará a obra e qual a previsão de término, entre muitas outras coisas que precisam ser discutidas em grupo.

Dica 3: Contrate uma empresa de confiança e com profissionais qualificados

Ao chegar nesta etapa você já deve ter entendido qual a importância de realizar as revitalizações e também já deve ter feito o planejamento e aprovação da obra, agora chegou o momento de realizar a contratação dos profissionais capacitados para começar a obra. 

É importante contratar uma boa empresa que entenda do assunto, isso porque de nada adianta ter um bom projeto se não for executado por profissionais qualificados que saibam o que estão fazendo e ainda que saiba o que você espera ao final da obra. 

Sua maior prioridade neste momento é se preocupar com a empresa que prestará os serviços, afinal é ela que vai ficar incumbida de realizar as intervenções. 

Pesquise por várias empresas antes de fechar com a primeira que aparecer, compare os preços e também a eficiência, procure na internet tudo sobre ela e o principal veja as avaliações e se possível fotos de reformas que a empresa realizou.

Só depois de se sentir com total segurança entre em contato com o responsável e veja se realmente vale a pena. 

You must login to add a comment.

Posts relacionados