Reduzindo custos com a manutenção de empilhadeiras
A redução de custos tem sido tema recorrente nas reuniões gerenciais. Nesse artigo pretendemos ajudar os gestores de frota de empilhadeiras, os profissionais de manutenção mecânica e profissionais da logística a atingirem esse objetivo de redução de custos.
5 origens dos problemas com empilhadeiras
Uma pesquisa feita com os profissionais especialistas em manutenção de frota de empilhadeiras, pelo site Empilhando, apontou as 5 principais origens de problemas:
- Piso
- Fonte de energia
- Aplicação
- Revisões preventivas
- Verificação diária
O piso com folgas entre as juntas de dilatação, ou com buracos, acaba com as empilhadeiras, porque elas não possuem amortecedores.
O GLP no Brasil pode vir com muitas impurezas, o que prejudica rapidamente o kit gás e o motor da máquina.
A aplicação da máquina nem sempre é a correta, muitas vezes vemos empilhadeiras rebocando coisas, empurrando coisas, e elas não foram feitas para isso.
As revisões preventivas raramente são feitas nos equipamentos brasileiros, os acidentes que poderiam ser evitados com ajustes simples nos freios, e lubrificações, não são.
Adote um procedimento diário de checklist, para que cada operador anote, ponto a ponto como está a empilhadeira, comprometendo cada um deles com a preservação da mesma.
Se você cuidar desses 5 pontos, seus custos de manutenção e de máquina parada vão cair drasticamente.