Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como receber em dólar do exterior: como funciona, taxas e impostos

Quer saber como receber em dólar? Graças às novas tecnologias que estão, sem dúvidas, ao nosso favor, processos como remessas internacionais estão cada vez mais práticas e sem burocracia.

A possibilidade de receber em dólar é uma realidade cada vez mais comum em diversas áreas de trabalho.

Com a vantagem do trabalho remoto, muitos profissionais estão cada vez mais interessados em prestar serviços para empresas do exterior e a meta é ganhar em dólar. Afinal, com a moeda valorizada, o retorno financeiro é mais vantajoso.

Mas, na prática, como essas transações são realizadas? Explicamos tudo isso no artigo! Veja a seguir, como receber em dólar através de bancos tradicionais e fintechs. Confira:

Receber em dólar do exterior: como funciona, taxas e impostos

Para saber como receber em dólar do exterior, é necessário que o remetente realize uma remessa internacional a partir de alguma plataforma online, como a Remessa Online, ou bancos tradicionais.

Durante essas transações, é fundamental buscar uma instituição segura e avaliar as melhores tarifas de transação. Bancos tradicionais, normalmente, possuem um sistema mais burocrático e taxas pouco competitivas.

Por isso, a maioria das pessoas que precisam enviar ou receber dinheiro do exterior com frequência buscam por fintechs, que facilitam o processo e permitem que toda a transferência ocorra de forma online. É fundamental ter um banco internacional para receber pagamento em dólar, pois é a partir dele que a transferência será feita. Veja qual é o melhor banco para receber dinheiro do exterior.

Para a transferência, o beneficiário deve fornecer ao remetente informações de sua conta bancária aqui no Brasil.

Os dados podem variar de acordo com a instituição ou plataforma, mas de modo geral é necessário informar dados do beneficiário, número da agência, conta corrente e código Swift.

Banners-CRO-Cupom10-INLINE-1200x630.png

Como é feita a conversão de pagamento recebido em dólar

Taxas e impostos cobrados

As taxas e tarifas cobradas variam muito e mudam de acordo com cada banco ou fintech. Por isso, é importante conhecer as opções e compará-las.

De modo geral, todas as instituições financeiras cobram uma taxa administrativa para realizar a remessa.

Na Remessa Online, o cálculo da transferência leva em conta o câmbio comercial e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), com alíquota de 0,38% sem incidência do Imposto de Renda.

Para conseguir entender como aplicar as taxas e impostos cobrados, faça uma simulação através da Remessa Online.

Outras tarifas que podem aparecer na transferência são:

  • Taxa Swift: taxa usada para cobrir os custos da comunicação entre os diferentes bancos. O preço da taxa varia e pode ser pago pelo remetente ou beneficiário, dependendo da remessa;
  • Taxa de recebimento: alguns bancos costumam cobrar uma taxa fixa de recebimento, outros de descontar um percentual do valor de transferência;
  • Taxa de câmbio: grande parte dos bancos adicionam uma margem sobre o câmbio comercial na conversão das moedas e cada instituição costuma trabalhar com cotação própria.

Como fazer para receber pagamentos em dólares do exterior?

Existem diversas formas de realizar uma transferência para o exterior ou para receber em dólar aqui no Brasil, como através da sua própria instituição bancária, bancos digitais, plataformas onlines, casas de câmbio ou até mesmo pelos serviços dos Correios (Vale Postal).

As principais alternativas, considerando vantagens e desvantagens em relação a praticidade e tarifas, incluem as seguintes plataformas online:

1 – Como receber em dólar no PayPal?

Para receber em dólar norte-americano no PayPal, é necessário realizar um cadastro na plataforma parceira Xoom ou usar a conta no PayPal, com pagamento que pode ser feito em débito, crédito ou saldo no PayPal.

No site da PayPal, é possível acompanhar quais as taxas e tarifas cobradas para cada país em questão. Nos EUA, as transações comerciais são feitas com tarifa de 6,40% mais tarifa fixa de 0,30 USD.

O passo a passo a ser seguido consiste em:

  1.  Acesse sua conta com dados pessoais no PayPal ou crie uma conta na Xoom;
  2. Digite o valor que deseja enviar, para quem e para onde no Brasil;
  3. Realize o pagamento da remessa com o PayPal através de conta bancária, cartão de crédito ou débito.

2- Como receber dinheiro pelo TransferWise?

O TransferWise também é uma alternativa para quem quer evitar os custos através de transferências bancárias.

A empresa não cobra tarifa de recebimento, taxa de Swift e não usa bancos intermediários para realização das transferências. Apenas uma única tarifa é cobrada do remetente, já incluindo o pagamento do IOF.

Para receber dinheiro na internet do exterior pelo TransferWise, você vai precisar fornecer alguns dados ao remetente. São eles:

  • Nome completo do beneficiário;
  • Endereço completo;
  • Código IBAN, Sort code, Routing number, Transit Number, etc;
  • Número da agência e conta bancária;
  • Código BIC/SWIFT;
  • Nome do banco.

3- Como receber em dólar  pela Western Union?

Para receber através da Western Union o primeiro passo é verificar como foi feito o envio do dinheiro: se foi por transferência para uma das lojas da WU ou direto para uma conta bancária.

Quando o dinheiro é enviado para uma loja física, basta que você vá até uma das lojas ou correspondentes autorizadas. Você deve levar com você:

  • Documento oficial com foto e com validade de no máximo 10 anos;
  • Número de identificação da transferência de dinheiro (MTCN).

Apresentado esses dados ao atendente, você já estará apto a fazer sua retirada de dinheiro com segurança.

Por outro lado, para receber dinheiro direto na conta bancária, você deve pedir ao remetente para escolher essa modalidade no momento da transação.

É preciso ficar atento, pois esse tipo de serviço pode não estar disponível em todos os países. Por isso, verifique se ele está disponível no país de origem.

Como estamos falando de recebimento em dólar, verifique as condições para os EUA.

Ao informar o remetente desta opção, basta que ele indique ao atendente que pretende transferir através de conta bancária que, após finalizada a transação, o dinheiro deve estar disponível em até três dias úteis.

4- Como receber do exterior pela Remessa Online?

Na Remessa Online, é possível receber em dólar com segurança, facilidade e sem burocracia, sendo uma plataforma que facilita a prestação de serviço para o exterior.

O processo é bem simples e rápido:

  1. Realize o seu cadastro na plataforma Remessa Online escolhendo entre a opção de inscrição como Pessoa Física ou Jurídica;
  2. Comece a usar a Remessa Online e receba valores em uma conta multimoeda gratuita;
  3. Compartilhe seus dados com o remetente;
  4. Aguarde a transferência dos valores.

O prazo para recebimento é de até 2 dias úteis.

Uma das facilidades de usar a Remessa Online é que o recebimento acontece em até 2 dias úteis, com tarifas baixas quando comparado aos bancos tradicionais.

Todos os clientes possuem um International Bank Account Number (IBANem seus nomes.

Na hora de resgatar o dinheiro recebido do exterior, basta informar na plataforma os dados bancários da sua conta no Brasil.

O resgate da transferência pode ser realizado quando o beneficiário quiser e é nesse momento que o câmbio da cotação é fechado, de acordo com o valor da moeda no momento.

5. Google Wallet: posso receber pagamento em dólar?

O Google Wallet não pode ser usado para receber em dólar. Essa possibilidade está disponível apenas para os Estados Unidos e a Índia. No Brasil, o recurso funciona como uma carteira digital, permite apenas a inserção de cartões de crédito para que o usuário faça compras usando seu celular.

Entenda se você precisa ter conta internacional para receber seu pagamento em dólar

Existem dois tipos de situação em que uma pessoa vai receber em dólar. Em uma delas é preciso ter conta internacional para receber o pagamento e na outra não é necessário. O primeiro caso é quando você vai transferir um dinheiro que já é seu e está em outro país, como em um investimento internacional ou quando você mora no local.

Nesse caso, é preciso ter uma conta internacional, pois você terá que enviar esse dinheiro dessa conta para uma conta no Brasil.

A segunda situação, em que não é preciso ter uma conta internacional para receber em dólar é quando um terceiro vai enviar o dinheiro para você. Nessa situação, a sua conta no Brasil é suficiente, pois a pessoa vai fazer uma remessa da conta dela para a sua.

Como receber dólar do exterior pelos bancos

melhores bancos para receber em dolar do exterior 1 1024x606 - Receber em dólar do exterior: como funciona, taxas e impostos
Atualmente, a maioria dos bancos no Brasil aceitam e realizam transferência internacional. A forma mais comum de receber em dólar do exterior pelos bancos tradicionais se dá pela realização de uma ordem de pagamento.

Para isso, o remetente precisa ter uma conta corrente aberta no exterior e verificar as informações do beneficiário no Brasil.

Os principais dados solicitados são o nome do banco, número da agência e da conta, código swift e tipo de conta (PJ ou pessoa física).

Além da cobrança de tarifas e taxas que o remetente usualmente paga na transferência, os bancos também costumam cobrar do beneficiário pelo recebimento.

Por isso, as remessas internacionais por bancos tradicionais costumam ficar mais caras, pela quantidade de tarifas cobradas na operação.

Uma opção interessante para os usuários, para fugir das taxas abusivas, é contar com as fintechs e bancos digitais.

1- Nubank

Ainda não é possível realizar transferências internacionais pelo Nubank sem uma plataforma que faça a intermediação da remessa.

Se você deseja receber em dólar sobre seus trabalhos realizados para o exterior, a melhor opção é contar com fintechs que realizam a operação, como Remessa Online, TransferWise e outros.

Para isso, basta realizar o cadastro nessas plataformas e na hora de resgatar a transferência, disponibilizar os dados de sua conta e receber normalmente o valor, como um TED.

2- Banco do Brasil

O Banco do Brasil cobra uma tarifa de 1% sobre o valor da transferência em operações internacionais. O valor mínimo cobrado é de R$90 e máximo de R$250 sobre o valor do recebimento.

Além dessa taxa, o BB também cobra o valor de R$17 para o DOC/TED na transferência, além do IOF.

Para receber em dólar do exterior, é necessário que o remetente tenha disponível o nome completo do beneficiário, endereço no Brasil, código Swift do Banco do Brasil, código IBAN, número da agência e conta bancária.

3- Caixa

Para receber em dólar através da Caixa Econômica Federal, é necessário informar seus dados completos de sua conta no Brasil para o remetente, ciente do desconto de 1% do valor da transferência. O valor mínimo cobrado é de US $20 ao máximo de US $100.

4-  Itaú

No banco Itaú, para receber transferências do exterior e receber em dólar, deve-se saber que é cobrada uma tarifa de R$140 a R$200 reais sobre o valor da transferência, além de outras taxas como IOF.

Para a transação, o remetente deve saber o nome completo do beneficiário, agência, conta ou código do IBAN e código SWIFT.

5- Bradesco

Para receber dinheiro do exterior através do Bradesco, assim como em outras instituições, é necessário consultar as condições, taxas e tarifas.

No caso do Bradesco, em toda remessa internacional é taxado o valor de até  US $100, dependendo da quantia por transferência.

Os dados básicos que devem ser enviados aos remetentes incluem:

  • Nome, endereço, telefone do remetente e beneficiário;
  • CPF do beneficiário;
  • Número de conta e agência;
  • Banco correspondente;
  • Código Swift do Bradesco;
  • Finalidade da transferência.

6- Santander

Para receber em dólar pelo banco Santander, é necessário também conferir as taxas e tarifas de remessa internacional.  Para a transação, é necessário disponibilizar os seguintes dados:

  • Código Swift e número da conta do banco correspondente;
  • Código Swift do Santander Brasil para transferência no exterior;
  • Nome e endereço do beneficiário com conta do Santander Brasil;
  • Número de conta e agência.

7 – Inter

O banco Inter é um banco digital que também oferece a solução de remessa internacional para seus clientes. Para receber em dólar, por exemplo, é necessário solicitar a opção para sua conta.

Nesses casos, o banco não cobra uma tarifa sobre o valor da transferência, apenas a taxa que cobra os custos do código Swift e outras tarifas de bancos internacionais no valor de R $50.

Na hora da transação, deve-se informar a moeda e o motivo de recebimento do salário (tipo Google Adsense, consultoria de negócios e relações públicas, etc).

Como manter pagamento recebido em dólar

Agora que você já sabe como receber em dólar, deve estar se perguntando como e onde manter esse dinheiro. Se o seu objetivo é fazer uma reserva com o valor recebido ou obter um rendimento, o ideal é buscar uma opção de investimento, como renda fixa, CDI etc. Saiba mais sobre investimentos neste artigo.

O que fazer quando não consigo receber pagamento em dólar?

Se você está tendo algum problema para receber em dólar, entre em contato com o atendimento da sua conta. O seu banco deve fornecer as informações necessárias para que você consiga receber o seu dinheiro. Caso você esteja enfrentando algum problema para receber em dólar com a plataforma da Remessa Online, acesse a Central de Ajuda neste link.

Pode ser que o seu cadastro esteja incompleto ou o valor que você está tentando receber é superior ao limite permitido para transferências diárias.

Trabalhar online e receber em dólar: plataformas de oportunidades online

como receber em dolar trabalho online 1024x683 - Receber em dólar do exterior: como funciona, taxas e impostos
Prestar serviço para empresas no exterior pode ser extremamente vantajoso para quem vive no Brasil, tanto para profissionais autônomos como para empresas que desejam expandir o negócio internacionalmente.

Para começar a explorar essas novas oportunidades, algumas plataformas online podem ser interessantes:

1  – Upwork

Na plataforma Upwork, você cadastra seu perfil como profissional para encontrar oportunidades como freelancer no exterior.

No site, há oportunidades para diversas áreas, especialmente na área de TI, marketing, Data Science e programação.

2  – Freelancer.com

No Freelancer.com, você consegue criar seu perfil profissional e cadastrar o portfólio para atrair clientes no exterior. A plataforma oferece oportunidades para profissionais de diferentes áreas, como desenvolvedores, designers e escritores.

3  – Fiverr

A Fiverr é uma plataforma que conecta freelancer de todo o mundo. Através do site, é possível criar uma conta para oferecer seus serviços online com valores a partir de US $5.

A cada tarefa concluída, seu perfil se torna ainda mais destacado e com a possibilidade de se tornar um perfil PRO.

Com esse selo, o profissional consegue cobrar mais e aumentar o faturamento.

Conclusão

Como vimos, é possível receber em dólar de diversas formas, como através de bancos tradicionais, bancos digitais, fintechs ou Vale Postal, nos Correios.

Considerando as soluções com tarifas mais em conta e prazos curtos, sem dúvidas, as plataformas online são as que proporcionam maior praticidade, como é o caso da Remessa Online e outros exemplos listados.

Se você já trabalha para clientes no exterior ou deseja começar, aproveite as plataformas online de oportunidades e comece agora a usar um serviço de remessa internacional.

Precisa receber em dólar do exterior com melhores prazos e taxas? Conheça a Remessa Online!

Fonte: https://www.remessaonline.com.br/blog/como-receber-em-dolar-do-exterior/

natanaeldsouza

natanaeldsouza

Especialista
Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

You must login to add a comment.

Posts relacionados