Você pode até não gostar ou não ser adepto às novas tecnologias, porém, aderir ao mundo digital se tornou algo obrigatório para qualquer negócio na atualidade, com a popularização da internet e o avanço cada vez mais frequente do universo digital, fez com que fosse impossível uma empresa conseguir sobreviver sem abraçar essa nova realidade.
O seu público está presente dentro desse meio, assim como novas oportunidades de crescimento e reconhecimento da marca, os benefícios são muitos e quem não se adaptar ao mundo virtual, vai acabar ficando para trás e sendo até mesmo considerado um negócio obsoleto se comparado à concorrência.
Mas o grande problema aqui não é a migração em si, e sim a segurança e a blindagem de uma marca, por mais benéfica que seja a internet, todos nós sabemos que existem riscos de estar presente dentro dela, principalmente para uma empresa, o consumidor nunca sabe se o site que ele comprou móveis para escritório é realmente confiável, enquanto as corporações podem ter suas ideias totalmente roubadas.
Quantas vezes você já presenciou um site fake usufruindo da imagem ou dos produtos de uma marca? Quantos empreendimentos não foram hackeados ou tiveram todas as suas ideias roubadas? Acredito, isso é natural e dentro da internet, todo cuidado é pouco para garantir a segurança e bem-estar do seu empreendimento.
Pensando nisso, no texto de hoje nós iremos te mostrar com detalhes, como você pode proteger a sua marca e os seus produtos dentro da internet, como se livrar de possíveis golpes e fazer com que seu negócio se mantenha seguro e blindado dentro de um perigoso mundo virtual, bora conferir? Então vamos lá!
Proteger minha marca na internet, é realmente importante?
Atualmente, grande parte das empresas migram para o mundo digital ou até mesmo nascem dentro desse ambiente, afinal, como citamos acima, esse é o melhor local para desenvolver uma marca e fazer sucesso de maneira simples e efetiva, alcançando um bom público, expandindo seu negócio e tendo um bom crescimento, porém, mesmo com tantos benefícios, a internet não deixa de ser um lugar perigoso.
Com uma liberdade de escolha muito mais facilitada, diversas pessoas criam empresas online de maneira simplificada, agora já imaginou ter todo o trabalho para evoluir o seu negócio, ganhar espaço e autonomia, fazer sucesso e no final de tudo, ter que retirar sua empresa do ar pois outra pessoa já possui aquela marca em sua posse? E até mesmo sofrer processos por conta disso?
Ou até mesmo pior, ver sua marca ser roubada e seu nome, produtos e serviços serem utilizados na aplicação de golpes ou serem copiados devido à falta de sua segurança e proteção? Tudo isso pode acontecer dentro da internet devido à grande liberdade que esse universo traz, e cá entre nós, não existe pesadelo maior do que ter tanto trabalho na criação da marca para no final de tudo, ver ela escapando das suas mãos.
Por tanto, se você quer começar um novo negócio ou migrar a sua empresa que trabalha com bits para parafusadeira, para dentro do mundo virtual, é obrigatório que você proteja sua marca e utilize recursos que garantam o bem-estar e a blindagem tanto do seu negócio quanto de todos os seus produtos em geral.
Primeiro passo: registro da marca
Para que tudo dê certo e você consiga garantir essa proteção, o primeiro passo que deve ser dado é relacionado ao registro da sua marca, a marca de uma empresa é considerada como uma propriedade intelectual, sendo regulamentada pela lei de número 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial ou LPI).
O artigo 29 da LPI afirma que a única forma de obter propriedade sobre uma marca é realizando o seu registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), isso vale tanto para as empresas online quanto também para as offlines.
O processo para o registro da marca pode ser bem complexo e até mesmo complicado, levando em torno de 8 meses até que seja concluído, o primeiro passo é a inscrição no site do INPI e o pagamento de uma taxa, após isso, é preciso pesquisar bem o nome da marca e ver se já existe alguma registrada dessa forma.
Com tudo escolhido e a sua solicitação efetuada, ela fica disponível durante 60 dias caso alguma outra empresa queira se opor a ela, no final de tudo, um técnico do INPI irá fazer a avaliação final para garantir que ela seja ou não aprovada, o processo é complicado então recomendamos que conte com a ajuda de especialistas na sua jornada.
Garantindo espaço nas redes sociais e com sites confiáveis
Com sua marca registrada e seu negócio que trabalha com régua de tomadas registrado, é hora de começar a cuidar de outras coisas que irão te auxiliar na proteção do seu negócio, para isso, recomendamos que comece garantindo seu espaço nas redes sociais.
Crie uma página nas diferentes mídias e mostre ao seu público mais sobre a sua empresa, também tenha seu site original em um domínio confiável e seguro, isso ajuda a garantir autenticidade e faz com que seu negócio vá ganhando corpo de forma prévia.
Sua presença digital deve transmitir autonomia e notoriedade, então capriche nessa parte, mostre mais sobre o seu empreendimento e sua marca, e garanta proteção dentro de páginas oficiais.
Garantia com os produtos
Os produtos também devem ser protegidos no meio de tudo isso, procure registrá-los e garanta a veracidade de sua origem, deixa bem explícito que eles são provenientes da sua empresa, acrescente selos da sua marca dentro deles, e garanta a sua proteção.
Não veicule imagens de produtos sem o seu logotipo, e nem procure circulá-los na web,procure ter o controle sobre seu processo criativo, e garanta que seus produtos sejam reais e de autoria da sua empresa.
Monitoramento constante
Com tudo em ordem, a marca registrada, as redes sociais criadas e os produtos cadastrados e com garantia, é hora de rodar bem a sua mão no mouse pad e fazer um trabalho de monitoramento constante, recomendamos que isso seja feito de forma mensal, e que você separe sempre um tempinho para executar essa tarefa.
O monitoramento constante em pesquisar novas empresas ou marcas que possam ter sua criação próxima da sua, além disso, você também deve pesquisar dentro da web, se existe alguma tentativa de golpe vinculado ao seu produto ou é claro, ao seu negócio como um todo.
Essa ação deve ser feita de forma constante, e por mais trabalhoso que seja, ele é essencial para garantir a segurança e o bem-estar do seu negócio, por tanto, procure sempre ficar de olho em qualquer mudança e verifique o que ocorre ao seu redor.
O que achou do texto de hoje? Preparado para proteger sua marca? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!