Com origem nos EUA, a Black Friday vem se consolidando como uma das datas mais importantes do comércio, seja físico ou virtual.
O evento é realizado na última sexta de novembro e promete ser ainda maior do que a Black Friday do ano passado!
De acordo com a pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen, o lucro entre os dias 26 e 27 do mês de novembro do ano de 2020 foi de 4 bilhões de reais. O valor representa 25% a mais do que o registrado no mesmo período em 2019.
É necessário ficar atento, pois tudo indica que no ano de 2021 as vendas cresçam ainda mais. Leia o artigo até o fim e descubra como preparar sua empresa para a Black Friday!
Aumento das vendas online
Uma mudança significativa que tivemos no último ano foi o enorme aumento das compras digitais devido a pandemia do novo covid-19, criar uma loja virtual nunca foi tão necessário.
Os consumidores têm buscado cada vez mais realizar suas compras online, devido a praticidade, segurança e confiança que são oferecidas pelo e-commerce. Além de respeitar as medidas preventivas de distanciamento social.
Por isso é indispensável para todas as empresas criar uma loja virtual.
Aquecimento pré Black Friday
Um grande fator de sucesso que pretende continuar presente no evento em 2021 são os descontos pré Black Friday.
Algumas empresas aproveitam a semana do dia 26 ou até mesmo mês de novembro para realizar suas campanhas de vendas, essa tática deve continuar em alta pois ela é capaz de aumentar ainda mais as vendas e manter o varejo aquecido por mais tempo durante o mês.
Esteja atento ao calendário
É muito importante ficar atento ao calendário para terminar sua produção, preparar seu estoque e planejar uma boa campanha publicitária. Para que seus consumidores fiquem cientes de que sua marca vai participar do evento e oferecer descontos sobre os produtos ou serviços.
Lembre-se de não cometer o erro mais comum entre os lojistas que é queimar todo seu estoque na Black Friday e acabar ficando desfalcado no natal.
Se programar com antecedência é essencial para que tudo saia da melhor forma possível.
Descontos reais
Na Black Friday é muito importante ser verdadeiro com os consumidores, eles estão cada vez mais atentos com as fraudes durante o evento.
É indispensável que você lojista não quebre a expectativa do cliente, levando em consideração que atualmente é muito simples tirar um print da tela e divulgar sua marca como uma fraude. Isso com certeza pode descredibilizar sua marca de uma forma absurda.
Por isso é fundamental que você como vendedor seja o mais transparente possível, ofereça ao consumidor descontos reais, desde que não atrapalhem o lucro da sua empresa e ao mesmo tempo seja tentador para o cliente.
Entrega e opções de frete
Nos dias de hoje as pessoas querem mais do que nunca uma entrega rápida e com preço acessível, esses são dois fatores decisivos para o consumidor escolher em qual loja ele vai realizar suas compras.
As formas de consumo vêm mudando de acordo com o passar dos anos. Os consumidores atualmente estão mais exigentes e os lojistas precisam acompanhar essa mudança.
Oferecer mais opções de envio com o intuito de atender ao máximo as exigências dos clientes pode ser uma ótima alternativa. Além de pensar no fator tempo, também é preciso trazer para o cliente opções com prazos menores e até mesmo entregas agendadas.
Uma pesquisa realizada pela Moonsend aponta que 60% dos carrinhos abandonados têm influência direta com as condições de frete oferecidas pela loja.
Se lembre de nunca deixar o cliente esperando sua encomenda além do tempo estipulado, mesmo que seja necessário aumentar um pouco o prazo de entrega, não atrase.
Liquidar o estoque
A Black Friday apresenta ótimas oportunidades para o comércio de forma geral, além de estimular as vendas, ela também traz chances de liquidar o estoque de mercadorias que está parado na loja.
O evento é uma oportunidade para os produtos das curvas B e C terem maior saída por meio de preços melhores, brindes, condições especiais de pagamento ou kits.
Tendências para a Black Friday
Como o objetivo da Black Friday é conseguir vender o máximo possível, nada melhor do que estar por dentro dos produtos que estão em alta e tem grandes chances de bombar durante o evento, como por exemplo:
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- Itens de Home Office– Com a pandemia do novo covid-19 houve um aumento das pessoas trabalhando de casa, um nicho que tem chamado a atenção é o de vendas de produtos voltados para escritório;
- Acessórios para gravação– O aumento das lives e vídeos feitos para internet levou muitas pessoas a começar a gravar conteúdos audiovisuais para suas redes sociais, por isso itens como ring light também estão em alta;
- Caixinhas de som e fones– As caixinhas de som e os fones que permitem conexão bluetooth com o celular e outros aparelhos, são dois dos produtos eletrônicos mais procurados da internet atualmente;
- Tênis e calçados– Os calçados são produtos que vendem bastante durante a Black Friday, durante a data os consumidores procuram pelas opções com preços mais acessíveis, etc.
Atendimento de qualidade
Além de boas promoções, os clientes também querem ser bem atendidos. Com tantos acessos durante o evento da Black Friday muitos sites ficam lentos, ou até mesmo saem do ar.
É nessa hora que as organizações precisam se preparar para garantir o melhor atendimento possível para o cliente, manter o site 100% funcional e sempre responder quaisquer dúvidas que possam aparecer.
Durante este período é essencial que a plataforma consiga suportar os acessos de todos os usuários, lembrando que uma loja fora do ar por algumas horas pode fazer com que sua empresa deixe de ganhar muito dinheiro.
Nesse artigo nós podemos acompanhar algumas dicas valiosas sobre como preparar ao máximo sua empresa para a Black Friday, espero que este artigo tenha sido de grande utilidade para você, agora só lhe resta colocar essas táticas em prática.