Se você tem qualquer tipo de negócio, com certeza já se perguntou se estar na internet pode fazer com que você venda mais. E a resposta é que com certeza sim.
Mas, ao contrário do que muita gente imagina, não basta simplesmente criar um site e esperar que alguém o encontre e faça as compras com você.
Após criar a sua loja virtual, você precisa fazer com que as pessoas te encontrem e que sintam que o seu site é seguro a ponto de realizarem as compras nele, e isso vale para qualquer tipo de e-commerce.
Como receber visitas no seu site?
Se você já tem um e-commerce de festas e precisa começar a receber visitantes para vender, você pode optar pelo tráfego pago ou pelo tráfego orgânico.
Aqui nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre o tráfego orgânico e consequentemente te dar dicas de como posicionar o seu e-commerce de festas no Google.
Como posicionar um e-commerce de festas no Google
Existem estudos que a fonte de tráfego mais barata é a que recebemos através do Google. Isso porque o lead (ou seja, os possíveis visitantes) são muito mais qualificados, então além de receber muito tráfego por um preço baixo, ainda é possível ter uma alta taxa de conversão.
Para conseguir ter acesso a tais leads, é preciso investir em algumas técnicas chamadas Técnicas de SEO, que é o que vai fazer com que você apareça no Google.
Encontre as palavras chave certas
A primeira dica é usar algum programa como por exemplo o SemRush ou o Ubersuggest para descobrir quais são as palavras que as pessoas mais buscam na hora que estão procurando pelos seus produtos.
Por exemplo, se você vende artigos para festa infantil, é preciso descobrir se as pessoas procuram no Google usando exatamente essas palavras ou alguma outra palavra, como por exemplo “decoração de festa”.
Foque no user intent
Outro ponto importante é sempre focar no que o usuário está querendo ter como resultado quando faz uma busca no Google.
Por exemplo, ao procurar por “melhores temas de festa infantil”, muito provavelmente essas pessoas estão procurando por qual tema de festa elas vão fazer e ainda não estão prontas para aquisição.
Enquanto que se elas buscarem por “copo descartável da minnie”, muito provavelmente elas já estão prontas para comprar e se encontrarem no seu site, é uma venda praticamente certa.
Cuide da otimização On-page
Na hora de fazer a descrição dos seus produtos, é importante focar em uma boa descrição, que ajude tanto o usuário a entender exatamente o que é o seu produto quanto a mostrar para o Google o que exatamente você vende.
A repetição de palavras chave também não pode ser muito alta, caso contrário você estará cometendo uma técnica conhecida como keyword stuffing, o que pode levar a punições do Google.
Sempre coloque a sua palavra chave cerca de 1% no texto. Então, se você tem um texto de 1000 palavras para usar como descrição de produto, a melhor dica é usar a palavra chave cerca de 10 vezes no texto. Se usar demais é ruim e se usar de menos também é ruim.
Outra dica ainda relacionada ao SEO onpage é sempre escrever textos com no mínimo 350 palavras e não esquecer de usar algumas formatações, como por exemplo o título 2, que é um subtítulo que você coloca. Se você colocar vários subtítulos no seu texto, não se esqueça de colocar a sua palavra chave em pelo menos um deles!
Outro ponto muito interessante quando falamos de otimização onpage é sempre lembrar de utilizar a sua palavra chave no título do seu produto e configurá-lo como H1, ou título 1. Dessa forma o Google entende que aquilo ali é o título e que é exatamente o que você está tentando vender.
Cuide da otimização offpage
Outro fator muito importante de ranqueamento no Google são os links que o seu site recebe. Você precisa que outros sites famosos falem de você para ajudar o Google a entender que você é bom e de confiança.
Para conseguir isso, tente fazer parcerias com blogueiras da área. Algumas delas aceitam fazer parcerias em troca de itens, enquanto que outras preferem receber algum valor em dinheiro pelo post a respeito dos seus produtos.
Agora você já sabe quais caminhos seguir para começar a colocar o seu e-commerce de artigos de festa no Google. Lembre-se de que esses são apenas os primeiros passos e que o SEO é um trabalho a longo prazo que pode levar alguns meses para trazer resultados.
Não desanime caso você não tenha resultados nos primeiros meses e se precisar de algum auxílio, entre em contato com alguma agência de marketing digital que poderá te auxiliar a ter os melhores resultados em um curto espaço de tempo.