Seja pelo alcance que gera ou pelo baixo custo financeiro, o fato é que anúncios no Facebook estão virando a principal fonte de anúncios online para empresas.
Da forma como está estruturada, hoje a ferramenta permite, por exemplo, diversas formas de segmentação do público-alvo do anúncio, conseguir recomendação social, integração multiplataforma e móvel, além de oferecer um custo por conversão 35% mais baixo que a média de outras ferramentas onlines.
No entanto, para obter o maior retorno possível o anunciante deve estar atento a alguns fatores:
- Segmentar o anúncio para maximizar o engajamento e conversões.
- Otimizar a imagem do anúncio para engajamentos.
- Integrar o seu anúncio no Facebook com a página do site para onde o anúncio é direcionado.
- Combater o desgate dos anúncios no Facebook.
- Evitar os erros mais comuns que prejudicam a taxa de cliques.
Segmentação
Fique atento ao perfil do usuário do Facebook que você quer atingir. Quando for criar o seu anúncio, você pode escolher o público-alvo a partir de critérios como: localização (país, cidade e estado), idade, sexo, e interesses específicos.
Otimização da imagem
Existem algumas práticas que auxiliam na hora de escolher as imagens que devem ser utilizadas nos anúncios do Facebook:
- Escolha uma imagem que seja diretamente relevante ao seu produto ou serviço.
- Utilize uma imagem que seja atraente e brilhante, mesmo sendo vista em um tamanho pequeno.
- Evite imagens com detalhes pequenos ou texto e opte por algo simples e direto.
Evitar o desgaste
Se a performance dos seus anúncios começa a cair depois de alguns dias da data em que foi publicado, é possível criar variações para combater a fadiga. O esgotamento de anúncio no Facebook ocorre quando seus anúncios aparecem para um público-alvo muitas vezes e a sua taxa de clique cai enquanto sua taxa de frequência (quantas vezes o anúncio é visto) sobe.
Por que isso acontece? Existem algumas explicações:
- Seus anúncios são mostrados frequentemente para usuários (toda vez que eles entram no Facebook – numa média de
- 13,8 vezes ao dia de acordo com dados recentes do Facebook).
- Seus anúncios competem contra publicações de fotos e status no feed de notícias dos usuários.
- As pessoas acabam se acostumando em sempre ver o seu mesmo anúncio e sua taxa de clique diminui.
A variação dos anúncios evita que os usuários fiquem cansados deles. O ideal é que assim que o seu anúncio comece a perder eficácia você o altere e o substitua por uma versão diferente. De acordo com alguns especialistas, isso deve acontecer semanalmente ou a cada duas semanas. No entanto, há aqueles que defendem que essa alteração deva ser realizada a cada três dias.
O fato é que não há consenso sobre o período que um anúncio deve ficar no ar. Sendo assim, o importante é que o anunciante acompanhe o desempenho de perto e fique atento à sua taxa de cliques e métricas de frequência. Altere o seu anúncio quando a frequência aumentar e a taxa de cliques diminuir.
Fonte: O Guia Completo de Anúncios no Facebook, e-book da Wishpond. A versão completa do documento está disponível para download (gratuito).