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Como oferecer uma experiência positiva no Mês do Consumidor

Como oferecer uma experiência positiva no Mês do Consumidor

O Dia do Consumidor é celebrado mundialmente em 15 de março e teve sua origem ligada à necessidade de garantir os direitos dos compradores.

 

Nos últimos anos, a data se tornou um importante momento de vendas para o varejo, uma espécie de “Black Friday” do primeiro trimestre. E as ações para celebrar esta data acabam se estendo ao longo do mês de março. Para aproveitar essa oportunidade de vendas, é necessário que o varejo esteja conectado às demandas do novo consumidor, que busca por praticidade, comodidade, personalização e fluidez. Para oferecer a melhor experiência no varejo neste Dia do Consumidor, a Mercado&Consumo reuniu 10 dicas.

 

A primeira dica é oferecer promoções exclusivas que sejam realmente vantajosas para o cliente. Caso contrário, elas podem gerar insatisfação e prejudicar a reputação da loja. É importante evitar práticas irregulares e fraudulentas, pois propaganda enganosa é crime.

 

Além disso, a personalização do atendimento é essencial para uma boa experiência do consumidor. As marcas precisam investir em pesquisas de mercado, análise de dados e monitoramento de tendências para entender melhor o seu cliente. Também é importante treinar a equipe de vendas para que eles possam identificar as necessidades do cliente e oferecer a melhor solução.

 

Para melhorar o processo de vendas online, é importante que a loja tenha um site responsivo e fácil de usar, com informações claras sobre os produtos e serviços oferecidos. Também é importante garantir um processo de compra seguro e eficiente.

 

Outra dica é investir em tecnologia e soluções de pagamento, como a Getnet Brasil, que oferece soluções de pagamento com tecnologia avançada e segurança para o cliente. Além disso, é importante investir em logística e entrega rápida, para que o cliente receba o produto o mais rápido possível.

 

Por fim, é importante que o varejo tenha um pós-venda eficiente, com um canal de atendimento ao cliente, disponível para tirar dúvidas e solucionar possíveis problemas. Um bom pós-venda pode fidelizar o cliente e gerar novas oportunidades de venda.

 

O Dia do Consumidor é uma oportunidade para o varejo aumentar suas vendas, desde que esteja conectado às demandas do novo consumidor. Investir em promoções exclusivas, atendimento personalizado, treinamento da equipe de vendas, tecnologia, logística eficiente e comunicação efetiva com os clientes, são algumas das estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para aproveitar ao máximo essa data comemorativa. Além disso, é importante ressaltar que o sucesso do Dia do Consumidor não deve ser medido apenas pelo número de vendas, mas também pela satisfação do consumidor e fidelização a longo prazo. Portanto, as empresas devem buscar oferecer uma experiência de compra positiva, com produtos de qualidade, preço justo e um atendimento excepcional, que gere confiança e crie uma relação de fidelidade entre a marca e o consumidor.

 

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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